Dicas Dicas para empresas

Gestão Empresarial: gerencie seu negócio de maneira surpreendente

Gestão Empresarial: gerencie seu negócio de maneira surpreendente

Gestão Empresarial: gerencie seu negócio de maneira surpreendente.

Saiba porque a gestão empresarial é importante para sua empresa.

A maioria de nós já vimos, ouvimos, trabalhamos ou fizemos parte de uma administração alguma vez na vida. Mas você já parou para pensar o que torna o gerenciamento, neste caso a gestão, uma parte integrante de qualquer atividade?

A palavra gestão é derivado do latim ‘gestio’ que significa ação de dirigir. Isso mostra que a gestão é aquela que realmente orienta para um caminho de trabalho eficiente e produtivo e ao mesmo tempo lidera. Sendo assim o verdadeiro sentido de uma gestão eficaz envolve dirigir e organizar pessoas ou recursos sob a influência de um profissional experiente e apto para garantir a melhor coordenação, produtividade e o melhor resultado positivo possível em qualquer área.

As quatro funções gerais que envolvem uma gestão são: Planejamento, Organização, Liderança e Coordenação de Recursos. Essas quatro funções se repetem em todo o negócio e são totalmente integradas. Contudo tempos alguns pontos chave que tornam a gestão empresarial importante para qualquer processo. Confira abaixo esses pontos:

As Metas da Empresa:

No geral, quando uma empresa inicia suas atividades são estabelecidas metas que só poderão ser alcançadas se todas as partes da empresa funcionarem juntas com eficiência. Uma gestão empresarial adequada garante que cada departamento de sua empresa trabalhe para alcançar um objetivo comum sem equívocos, no entanto, a administração planeja, executa e equilibra recursos de uma empresa de forma que haja o máximo de aproveitamento das funções para atingir seus objetivos rapidamente mantendo a qualidade no trabalho. Mas na ausência de uma Gestão empresarial adequada, os diferentes setores seguem para atingir metas individuais deixando inalcançável o objetivo comum da empresa, trazendo atrasos, perdas e produção de baixa qualidade.

Uma Gestão empresarial de qualidade poderá por exemplo:

· Ajudar a linha de frente a lidar com objeções de preço

· Aumentar o valor médio dos pedidos

· Conhecer mais seus clientes

· Ter uma visão mais inteligente de seu negócio

· Concentrar um pouco mais nos clientes já existentes

· Almejar novas oportunidades mais lucrativas

Redução de desperdícios

Quando os recursos de uma empresa são gerenciados de forma eficaz o desperdício é reduzido trazendo também uma redução nos custos da empresa, atingindo assim um estado de otimização de recursos. Isso quer dizer que a empresa não está apenas lucrando com a produção, mas também com o melhor aproveitamento dos insumos. Uma gestão empresarial com profissionais bem preparados poderá até mesmo identificar os recursos que são escassos e encontrar alternativas reduzindo ainda mais o custo.

Simplifica a estrutura organizacional

A gestão empresarial controla todas as áreas da organização para que o trabalho seja eficaz, especializado e que sejam utilizados os recursos de maneira correta em cada setor. Isso cria um fluxo uniforme de trabalho que determina limites de responsabilidades, autoridade e direitos que não se sobrepõem. Essa estrutura é necessária, pois deixa claro para os colaboradores sua posição e campo de influência na empresa. Nesse cenário, todo colaborador conheceria seus direitos básicos dentro da empresa, seus deveres, seus superiores hierárquicos e subordinados e também deixaria transparente o plano de carreira e oportunidades dentro da organização que o aguarda conforme sua relação com a empresa vai sendo consolidada.

Aumenta a estabilidade

Uma empresa deve ser mantida com uma estrutura forte de forma que as turbulências do mercado não atrapalhem o seu funcionamento. Isso exige mudanças efetivas que precisam ser feitas na empresa sem que prejudique sua formação em um todo. Sem uma Gestão empresarial realizada por profissionais experientes que tenham vivência no mercado isso não será possível. A gestão realizada de forma profissional proporcionará maior estabilidade e adaptabilidade à empresa, ajudando-a a sobreviver às diferentes condições do mercado e com o tempo fazer dessas diversidades seu crescimento.

Fornece aos colaboradores o fator sentir-se bem

É muito importante em qualquer empresa manter os colaboradores satisfeitos com o seu bom funcionamento. Uma empresa que tenha profissionais capacitados em efetuar uma Gestão empresarial com eficácia irá prosperar rapidamente e por sua vez, consegue ter melhores receitas, abrindo caminhos de crescimento para os funcionários envolvidos. A ascensão nos gráficos de crescimento da empresa garante a força de trabalho e não apenas os melhores salários, mas sim melhores cargos e isso fornece motivação para os funcionários desempenharem melhor suas tarefas.

Uma empresa mais lucrativa

Este é um efeito cumulativo de todos os benefícios mencionados acima. Uma gestão empresarial realizada por profissionais capacitados ajuda a construir uma estrutura organizacional eficiente, a definir metas e a otimizar a utilização de recursos. Tal cenário aumenta os lucros, maximizando a produtividade e reduzindo os custos, colaboradores felizes, trabalhando com mais entusiasmo. Isso aumenta a qualidade e a quantidade da produção, o que auxilia o crescimento da empresa, vencendo a concorrência, crescendo e tendo o sucesso que esperava.

Por fim, a gestão empresarial é a integração e coordenação de recursos dispostos a se mover efetivamente em direção aos objetivos desejados. Todas as organizações têm algumas missões que incluem suas razões de existência. Para serem eficazes, as organizações devem ter metas, objetivos aos quais os administradores querem alcançar. Os gerentes das empresas são elementos importantes para influenciar todas as fases da organização. O gerente de vendas, mantém uma equipe de vendas que faz a comercialização dos produtos; O gerente de recursos humanos, fornece uma força de trabalho competente e produtiva, os gerentes de produção, administram operações de manufatura que fazem os produtos.

Agora que sabe um pouco mais da importância e os pontos em que a gestão empresarial poderá ajudar a sua empresa, o que acha de implantar isso em seu negócio? Entre em contato conosco.

Quer saber um pouco mais sobre Gestão? Se inscreva e receba mais conteúdos sobre Gestão empresarial e muitos outros.

A Natureza da Gestão

O objetivo básico da administração em uma organização é dizer claramente às pessoas o que elas exatamente devem fazer, quando devem fazer e garantir que podem fazer.

É necessário que a administração cuide da equipe em todos os tipos de funções que atendem à organização, como estratégia de negócios, contratação, contabilidade, investimento, direito, metodologia, segurança, relações públicas, relações com acionistas e assim por diante e também as funções fundamentais como: vender os produtos da empresa, entregá-los, fazer o pós vendas, etc.

1. A gestão é um processo sem fim. Ela permanecerá como parte da empresa até que a própria empresa exista, pois cada decisão tomada no presente carrega seu impacto para uma ação no futuro sucessivamente.

2. A gestão também é universal, ela existe em qualquer lugar onde haja uma atividade humana. Os princípios da gestão podem ser aplicados em qualquer lugar, sendo uma organização empresarial ou na vida cotidiana.

3. Em sua natureza também podemos dizer que ela é multidisciplinar pois extrai conceitos de várias áreas como: sociologia, psicologia, economia, estatística e muitas outras pode se dizer que a administração vincula ideias e conceitos de todas essas disciplinas e as usa para a gestão da organização.

4. O gerenciamento é uma parte essencial para a atividade em grupo. Como dificilmente uma pessoa satisfaz todas as suas necessidades sozinhas ela se une a outras e trabalham juntos como um grupo organizado para alcançar o que ele não alcançaria individualmente.

5. A gestão é orientada para objetivos, funciona para atingir alguns objetivos ou metas pré determinadas que podem ser econômicas ou sociais

Realmente a Gestão empresarial é algo muito importante para qualquer organização, não acha?

Outro ponto importante para a maioria das empresas de Varejo é a Automação Comercial. Equipamentos que vai ajudar na organização e também na gestão de sua empresa.

Conheça abaixo os equipamentos para o seu negócio:

Automação Comercial

Relógio de Ponto

Leitor de Código de Barras

Antena Antifurto

Controle de Acesso

Impressoras

Deixe seu comentário

Comentário

Nome

E-mail

Quanto é ?