Automação Comercial

Como funcionam os pagers de espera?

Como funcionam os pagers de espera?

Como funcionam os pagers de espera?

Quantas vezes você foi a um restaurante e teve que esperar por uma mesa? Antes, alguém pegava seu nome e depois gritava ou ligava para um interfone quando sua mesa estava pronta. Alguns restaurantes ainda fazem isso, mas muitos agora usam ospagers de espera (gerenciadores de filas)

Você provavelmente já viu esses dispositivos. O pager é uma ficha de plástico que o garçom ou o dono do estabelecimento lhe entrega quando você chega ao local e não tem lugares disponíveis imediatamente. Você fica livre para passear nas imediações do restaurante. Eventualmente, o pager acende ou vibra, ou vibra e acende ao mesmo tempo, sinalizando que sua mesa está pronta. Você leva o pager de volta para o garçom e é levado à sua mesa.

Continue a leitura e aprenderá sobre um pouco sobre o transmissor principal e a tecnologia simples que opera o próprio pager. Mas primeiro, vamos ver o básico do pager:

Um pager é uma frequência de rádio muito simples que transmite apenas uma estação o tempo todo. Um transmissor de rádio transmite sinais através de uma frequência específica. Todos os pagers para essa rede específica têm um receptor interno que é sintonizado na mesma frequência transmitida pelo transmissor. Os pagers ouvem o sinal do transmissor constantemente, desde que o pager esteja ligado.

Cada pager possui uma sequência de identificação específica chamada código de protocolo de acesso a canais (CAP). O pager escuta seu código CAP exclusivo. Quando ouve o código, alerta o usuário e pode fornecer informações adicionais, dependendo do tipo de pager.


Existem cinco tipos básicos de pager:

Sinal sonoro - A primeira e mais simples forma de paginação, os bipes fornecem um alerta básico ao usuário. Eles são chamados de bipes porque a versão original emitia um bipe, mas os pagers atuais nessa categoria variam de acordo com o tipo de alerta. Alguns usam sinais de áudio, outros acendem e outros vibram. Muitos deles fornecem uma combinação de alertas. Essa é a categoria em que a maioria dos pagers de restaurantes se enquadra.
Voz / Tom - Esses pagers oferecem a capacidade de ouvir uma mensagem de voz gravada quando você é alertado de que possui uma página.
Numérico - Esses pagers oferecem a capacidade de enviar uma mensagem numérica, como um número de telefone, junto com o alerta do pager.
Alfanumérico - Esses pagers fornecem a capacidade de enviar uma mensagem de texto junto com o alerta do pager.
Two-way - Estes pagers tem a capacidade de enviar, bem como receber mensagens.

Como é usado os pagers?

Para operar os pagers usados em um local é necessário um transmissor mestre . O transmissor mestre envia o sinal que os pagers estão ouvindo. Uma boa analogia é considerar o transmissor principal como uma estação de rádio e os pagers como rádios sintonizados nessa estação.

A frequência real usada pelo transmissor principal varia entre vários modelos e fabricantes. A área de cobertura pode variar de algumas centenas de metros a vários quilômetros, dependendo da potência do transmissor. Para chamar um cliente, o garçom ou atendente insere o código numérico desse pager no transmissor principal.

A maioria dos transmissores principais exibem os números de vários pagers contatados. Alguns sistemas podem lidar com até 10.000 pagers individuais, muito mais do que qualquer restaurante precisa. Os pagers normalmente funcionam com baterias recarregáveis. Uma estação de recarga é usada para recarregar os pagers facilmente. Por exemplo, os pagers Jetway na imagem acima têm um conjunto de contatos de metal na parte inferior de cada pager. Esses contatos são conectados por parafusos às placas de metal na placa de circuito do pager. As placas de metal levam à bateria. Além disso, os parafusos são rosqueados em esferas de metal expostas na parte superior do pager. Essas bolas de metal tocam os contatos de metal na parte inferior do pager empilhados em cima daquele. Isso passa a energia para o pager, que passa para o próximo e assim por diante.

Dentro de um típico pager de restaurante, há uma placa de circuito muito simples, com apenas alguns componentes básicos:

  • Baterias, Alto Falante, Diodos emissores de luz (Leds), Motor, Bobina de antena de rádio, Microprocessador

Uma antena de rádio simples, feita de uma bobina de fio enrolada em um núcleo de metal, capta o sinal do transmissor principal. Este sinal é enviado ao microprocessador, onde é comparado com o código CAP desse pager. Quando o sinal corresponde ao código CAP, o pager alerta o usuário usando um ou mais dos três métodos: áudio, visual ou vibratório.

Um alerta de áudio geralmente reproduz um tom ou uma série de tons através de um pequeno alto-falante piezoelétrico montado diretamente na placa de circuito do pager. Alguns pagers na verdade reproduzem um alerta de voz pré-gravado, como "Sua mesa está pronta". Em muitos pagers, uma série de LEDs pisca rapidamente ou simplesmente acende quando um alerta é enviado.

Quanto aos pagers que vibram quando ativados, no interior existe um pequeno motor DC

Dentro do pager há um pequeno peso preso ao motor. Esse peso é montado descentralizado no eixo do motor. Quando o motor gira o peso (de aproximadamente 100 a 150 rpm), a montagem descentralizada causa uma forte vibração.

Aí está. Na próxima vez que você precisar esperar por uma mesa em um restaurante e o atendente lhe entregar um pager, você terá uma nova apreciação pela tecnologia elegante e simples que permite passear enquanto espera.

Dica importante:

A i9 Automação Comercial trabalha somente com equipamentos Homologados pela Anatel, pequise sempre antes de efetuar sua compra, evite equipamentos não homologados, eles podem gerar multas altissímas para seu estabelecimento.

Confira toda linha de pagers e gerenciadores de fila aqui
E também temos os gerenciadores de chamadas que você precisa conhecer, veja aqui

Deixe seu comentário

Comentário

Nome

E-mail

Quanto é ?