Automação Comercial

Saiba o que é e como funciona um Código de barras

Saiba o que é e como funciona um Código de barras

Código de Barras: o que é?

O código de barras é uma representação legível por uma máquina optica que mostra as informações do objeto na qual se conecta.

Originalmente, os códigos de barras representam dados, variando larguras e espaçamentos de linhas paralelas e, portanto, foram referidos como lineares ou unidimensionais (1D). Mais tarde eles evoluíram em retângulos, pontos, hexágonos e outros padrões geométricos em duas dimensões (2D). - Leitor de Código de Barras 1D e 2D

Como o código de barras funciona?

O código de barras é uma linguagem representada por linhas e espaços que representam um conjunto de caracteres legível por uma máquina óptica (Leitores de código de Barras). Esses caracteres podem ser alfabéticos ou numéricos, dependendo do código de barras utilizado.

Resumidamente um leitor de código de barras usa um sensor fotográfico para converter código de barras em um sinal elétrico. O scanner mede as larguras relativas das barras e espaços, converte em diferentes padrões de volta para letras ou números e os envia para um computador ou terminal portátil. Todo código de barras começa com um caractere inicial especial e termina com um caractere especial de parada. Esses códigos ajuda o leitor a detectar o código de barras e descobrir se está sendo digitalizado para frente ou para trás.

Alguns códigos de barras podem incluir uma soma de verificação de caractere antes do caractere de parada. Uma soma de verificação é calculada quando o código de barras é impresso usando os caracteres do código de barras. O leitor realiza o mesmo cálculo e compara sua resposta à soma de verificação que lê no fim do código de barras. Se os dois não combinarem, o leitor acusa que algo está errado, descarta os dados e tenta novamente.

Elementos dos Códigos de Barras

Dimensão X: a largura da barra ou espaço mais estreito é chamada de dimensão X, geralmente fornecida em milímetros. A dimensão X determina a largura de todas as outras barras e espaços onde completa o comprimento do código de barras.

Margens esquerda e direita: essas são as áreas antes e depois de um código que deve ser deixado em branco para permitir que o scanner leia corretamente o código de barras, ele tem uma relação direta com a "dimensão X", quanto maior a dimensão X, maior as margens esquerda e direita.

Espessura dos símbolos do código de barras: é a taxa de informações que podem ser armazenadas nos códigos de barras, um código de barras Code128 tem maior número de símbolos que um código de barras Code39.

Proporção do código de barras: é o índice de proporção para cada elemento e ajuda a definir a dimensão do código final, quanto maior a proporção mais amplo o código de barras final.

Código Legível por Humanos: os dados representados das barras e espaços impressos como texto ou números para pessoas para ler. Lembre-se que os dados contidos para os humanos lerem nem sempre é o mesmo contido no código de barras, muita atenção.

Página 2 - Tipos de Código de Barras >

Comentários (2)

Jose 15/04/2020

Gostei muito interessante.

Jose 15/04/2020

Gostei muito interessante.

Deixe seu comentário

Comentário

Nome

E-mail

Quanto é ?