Automação Comercial

Ribbon: saiba qual o ideal para sua impressora térmica.

Ribbon: saiba qual o ideal para sua impressora térmica.

Qual o ribbon ideal para sua impressora térmica?

A impressão por transferência térmica oferece qualidade de impressão nítida permanente, ideal para etiquetas de produtos de longa duração e quando as etiquetas são expostas à luz solar direta, calor ou condições externas. Na i9 Automação comercial existem vários tipos de ribbons de alta qualidade para manter o desempenho e longevidade de sua impressora. –confira aqui como funcionam as impressoras térmicas

O que é uma tecnologia de transferência térmica?

A tecnologia de transferência térmica usa uma fita de tinta sensível ao calor (ribbon), que é derretida na etiqueta quando entra em contato com o cabeçote de impressão térmico e 'transfere' a tinta para o material da etiqueta, formando a imagem na superfície. A Transferência térmica cria uma impressão permanente e nítida, que é mais durável quando comparada à impressão térmica direta, tornando-a ideal para etiquetas de produtos de longa duração e para produtos armazenados ao ar livre, sob luz solar direta, ou em locais úmidos.

As etiquetas de transferência térmica geralmente têm uma maior resistência, tornando-as menos propensas a desgastar ou desbotar. Se você precisa de uma etiqueta de alta resistência e duração destinada a durar mais tempo, mesmo exposta a temperaturas mais altas, luz solar direta ou condições mais severas, como fricção ou desgaste durante o transporte, a tecnologia de transferência térmica é o que você precisa. – Vejas as dicas de como os códigos de barras podem ajudar o crescimento de sua empresa.

Quais são as diferentes camadas de um ribbon?

Quatro camadas compõem um ribbon de transferência térmica, incluindo uma proteção, filme base PET, camada de liberação e camada de tinta. Cada camada do ribbon tem suas próprias propriedades individuais que servem a um propósito único, ajudando a garantir que a etiqueta da mais alta qualidade seja produzida.

Camada de tinta

Essa camada é feita de cera, resina ou uma junção dos dois (cera e resina) e é transferida para o material receptor durante a impressão para gerar a imagem. A composição das camadas de tinta determina as propriedades de resistência ao calor, raspagem e solvente do ribbon.

Camada de liberação

Essa camada oferece um recurso exclusivo do ribbon para permitir uma melhor tinta liberada do filme base PET.

Filme base PET

O filme base PET é usado para o revestimento da tinta e da proteção traseira. Essa camada permite a transferência de calor da cabeça térmica para a tinta

Proteção traseira

A proteção traseira protege o filme PET básico e a cabeça de impressão térmica, reduz os problemas de eletricidade estática e melhora a passagem do ribbon na impressora

Quais são os tipos de um ribbon?

A seleção do tipo certo de ribbon para a impressora de etiquetas garantirá que as etiquetas de transferência térmica atendam à qualidade e durabilidade necessárias do trabalho em questão.

Na i9 Automação Comercial existem três tipos de ribbon que são as de cera, resina ou uma combinação dos dois (cera/resina) para tornar sua etiqueta mais econômica, durável ou fornecer uma imagem mais refinada na impressão.

Os ribbons que fornecemos atendem às rigorosas especificações de qualidade dos fabricantes de impressoras e possuem um revestimento exclusivo na parte de trás da fita para proteger o cabeçote de impressão. Cada um desses tipos de fita compartilha seus próprios benefícios exclusivos, adequados a diferentes aplicativos.

Ribbon de cera

As fitas térmicas de cera são a variedade mais econômica de ribbons e são adequadas para impressão de uso geral em papéis. Embora seja barato, eles oferecem ótima fixação, resistência e excelente qualidade de impressão em códigos de barras normais e rotacionados em papel revestido e não revestido.

A alta proporção de cera na formulação significa que esses ribbons têm um ponto de fusão mais baixo, portanto, uma configuração de calor mais baixa pode ser usada na impressora e com isso é possível uma velocidade de impressão mais alta.

O ribbon cera é recomendada para aplicação e usos, incluindo etiquetas e rótulos revestidos e não revestidos, etiquetas de uso geral, etiquetas de remessa, etiquetas de caixas de papelão, etiquetas e rótulos de estabelecimentos comerciais, dentre outros.

Ribbon de resina / cera

Os ribbons de resina / cera são adequadas para etiquetas que exigem uma vida útil longa e fornecem uma imagem mais fina em etiquetas de papel muito lisas ou revestidas e brilhantes, e alguns outros tipos de materiais mais lisos. A imagem impressa produzida a partir de um ribbon de resina/cera é mais durável que a cera, garantindo maior resistência a manchas e arranhões, o que pode ser um problema comum no frete no empilhamento de caixas com etiquetas.

Os usos recomendados para ribbon de resina / cera incluem; aplicações de impressão em alta velocidade, etiquetagem de prateleira e compartimentos, etiquetagem de caixas, etiquetagem de peças e para etiquetas de alto brilho.

Ribbon de resina

Os ribbon de resinaoferecem excelente desempenho, produzindo etiquetas com uma impressão bem nítida. Os ribbons de resina favorecem em ambientes adversos, como exposição ao sol, materiais corrosivos e de altas temperaturas, umidade e em aplicações mais exigentes.

As aplicações recomendadas para o uso do ribbon de resina incluem; etiquetas de alto brilho e etiquetas sintéticas, aplicações extremas, como etiquetas de materiais perigosos, etiquetas que exigem uma vida útil longa e todos os tipos de etiquetas externas que exigem durabilidade.

O que é CSO e CSI?

É o lado no qual a tinta do ribbon está disposta. Os rolos de ribbon estão disponíveis com o lado da tinta voltado para dentro ou a tinta voltada para fora. Essa terminologia refere-se ao lado do ribbon em que a tinta está colocada. Você pode identificar qual lado é revestido, pois notará que um lado do ribbon é brilhante e um lado tem um acabamento mais fosco; o lado fosco é o lado em que a tinta fica.

Este é o lado que deve ficar voltado para as etiquetas quando você coloca o ribbon no eixo da impressora. Dependendo da impressora de etiqueta que você possuir, você usará uma ou outra. A única diferença entre o lado da tinta de entrada e o lado de fora da tinta é a direção em que o ribbon é enrolado. Diferentes marcas e modelos de impressora especificarão qual estilo de ribbon que elas precisam.

Como asseguro a longevidade do meu estoque de ribbon?

Armazenar seu ribbon nas condições ambientais ideais garantirá a longevidade dele. Quando armazenadas em ambientes fechados, à temperatura ambiente, longe da alta umidade e da luz solar direta, seus ribbons podem durar cerca de 24 meses.

Compre impressoras de etiquetas e ribbons na i9 Automação comercial com a garantia de alta qualidade e segurança, confira abaixo:

Deixe seu comentário

Comentário

Nome

E-mail

Quanto é ?