Equipamentos

Relógio de Ponto Cartográfico é mais barato e pode ser a solução para sua empresa

Relógio de Ponto Cartográfico é mais barato e pode ser a solução para sua empresa

Por que o Relógio de Ponto Cartográfico é mais barato e pode ser a solução para as pequenas e médias empresas?

Atualmente sabemos que o relógio de ponto cartográfico já está um pouco ultrapassado por conta de vários equipamentos modernos, biométricos e até mesmo aplicativos que fazem o controle do ponto através de smartphone, mas o que você talvez não saiba é que o relógio de ponto cartográfico é legal perante as leis trabalhista e pode ser uma solução bem “barata” para controlar a entrada e saída dos funcionários nas micro e pequenas empresas que tenham menos de 10 funcionários ou empresas como construtoras onde os locais de trabalho sempre são alterados.
Abaixo vou responder algumas dúvidas sobre o Relógio de Ponto Cartográfico:

Mas como funciona o relógio de ponto Cartográfico?

É bem simples, ele é totalmente eletrônico e automático, em seu visor aparecerá as horas e minutos atuais, o funcionário terá um cartão (ficha de marcação geralmente de papel cartolina) ele irá inserir o cartão no compartimento acima do relógio onde automaticamente ele vai puxar esse cartão para dentro do relógio e fazer a impressão das horas e minutos no espaço correspondente ao dia no Cartão, o funcionário apenas tem que ficar atento na hora da marcação porque geralmente os cartões são frente e verso de cores diferentes (Azul a primeira quinzena do mês e Laranja a segunda quinzena do mês), essa marcação deverá ser feita pelo funcionário na entrada, saída para o almoço, entrada do almoço e saída. Obrigatoriamente o cartão deverá permanecer na empresa que fica geralmente em um "porta cartão" (chapeira) ao lado do relógio de ponto cartográfico.

Eu mesmo consigo instalar?

Sim, como disse acima, o relógio de ponto cartográfico é bem simples para ser instalado, a maioria dos equipamentos já vem com as horas configuradas, mas caso o que você adquiriu não venha só procurar pela marca do relógio no youtube que você encontra vídeos específicos de como configurar, mas não há nada de difícil qualquer um pode configurar. Para fixá-lo na parede também é coisa fácil, ele vem com um gabarito para que possa fazer os furos na parede sem erro, sempre acompanha os parafusos e as buchas.

Existe algum sistema para o relógio de ponto cartográfico?

Não há obrigatoriedade de um sistema para fazer a gestão do ponto, você pode fazer em um livro ponto, ou enviar as fichas para o escritório de contabilidade para que eles façam os cálculos das horas em um sistema específico de RH, porém, você poderá criar uma planilha no excel ou até mesmo baixar da internet uma planilha pronta para facilitar a gestão dos horários, entretanto, existe um sistema gratuito para o controle do ponto realizado por relógio de ponto cartográfico que foi desenvolvido pela acronyn (site:www.acronyn.com.br) você pode baixar o sistema aqui para verificar se pode ser útil para você.

Há a possibilidade de fraude a partir de algum funcionário?

Sim, relógio de ponto cartográfico é simples e manual, qualquer um pode facilmente tomar posse de uma cartão de outro funcionário e efetuar a marcação para ele, contudo, em empresas pequenas é bem fácil de identificar esse tipo de fraude, mas se você acredita na possibilidade de fraudes desse tipo, sugiro um relógio de ponto biométrico, é bem mais caro, mas pode eliminar qualquer impasse entre você, o funcionário e a justiça trabalhista. Veja aqui nossos relógios de ponto biométricos.

Em uma possível ação trabalhista por parte dos funcionários para pedir revisão de pagamentos, ou descontos, as marcações realizadas no relógio de ponto cartográfico são válidas como provas?

Como disse acima, o relógio de ponto cartográfico pode ser facilmente fraudado, por esse motivo, as provas nesse caso, por lado da empresa, não tem muita força, assim basta o funcionário ter suas testemunhas que a razão será dada a ele, sendo então, a empresa perderia uma ação nesse sentido. As principais fraudes causadas pelos funcionários através de marcação no relógio de ponto cartográfico e livro ponto são as seguintes:
  • marcação de ponto com cartão por outra pessoa;
  • extravio proposital do cartão;
  • marcação “britânica” na folha de ponto (com horário exato do contrato de trabalho);
  • avarias e rasuras nas folhas de ponto ou livros de registro;
  • anotações retroativas de horários, às vezes, de vários dias.

Veja os modelos dos relógios de ponto cartográfico aqui


Então se acredita que possa ter problemas trabalhistas neste sentido, sugerimos um relógio de ponto biométrico que são homologados pelo Ministério do trabalho e tem mais confiabilidade e segurança comparado a outros métodos de registro de ponto; veja aqui alguns relógios de ponto biométrico para sua empresa. O relógio de ponto cartográfico é barato e fácil de usar contudo, existem suas limitações, então fica aqui nossas informações sobre o equipamento e em caso de dúvidas entre em contato conosco que temos especialistas em relógio de ponto que poderá lhe ajudar a escolher a melhor solução para sua empresa.
Deixe seu comentário

Comentário

Nome

E-mail

Quanto é ?