Dicas

Relógio de Ponto: As razões pelas quais sua empresa precisa de um

Relógio de Ponto: As razões pelas quais sua empresa precisa de um

Relógio de Ponto: As razões pelas quais sua empresa precisa de um.

No mundo dos negócios atualmente, é comum que a empresa controle os horários de seus funcionários ou até mesmo de funcionários terceirizados, com isso, pagando apenas por suas horas trabalhadas. Muitas empresas definem seus horários e espera-se que os funcionários entrem e saiam nos horários especificamente definidos. Mas de onde surgiu o conceito de controlar as horas dos funcionários e como ele evoluiu para os atuais sistemas de controle de ponto e relógios de ponto biométricos atuais? Vamos ver o histórico e como ele simplificou a folha de pagamento e acompanhou as tendências no desempenho dos funcionários.

Abaixo os assuntos sobre relógio de ponto que você irá conferir neste post:

Relógio de Ponto: quando o tempo é dinheiro;
O Primeiro Relógio de Ponto;
O surgimento dos Relógios de Ponto Eletrônicos;
Relógio de ponto Móvel;
Algumas razões pelas quais você precisa de um relógio de ponto em sua empresa;
O relógio de ponto e a visão de injustiça dos empregados;
Os relógios de ponto alertam sobre possíveis problemas;
Os softwares de relógios de ponto mostram os custos trabalhistas em tempo real;
Os relógios de ponto eletrônico mantêm a folha de pagamento precisa;
Qual o momento certo de utilizar um relógio de ponto eletrônico e um software de gestão de ponto?;

.

Relógio de Ponto: quando o tempo é dinheiro

Um termo muito utilizado no meio dos negócios é que o “tempo é dinheiro”. Muitos empregadores acreditavam nisso como um lema e só queriam pagar seus trabalhadores pelo tempo real trabalhado. Os funcionários também queriam ter certeza de que estavam sendo bem remunerados por seu trabalho, e a necessidade do controle das horas trabalhadas tornou-se mais imediato. Há tempos atrás e até mesmo nos dias de hoje, uma maneira muito usada para o controle de ponto é o “livro de ponto” que era feito com caneta e papel, mas consumem muito tempo, propenso a erros e contava com a conferência de empregadores e funcionários. Claramente, era necessário um sistema mais eficiente e, no século XIX, finalmente foi inventado.

O Primeiro Relógio de Ponto

Joalheiro na época, Willard Legrand Bundy, foi o inventor do relógio de ponto, e esse sistema inicial utilizava cartões de papel que eram carimbados quando o funcionário iniciava o trabalho e quando ele terminava. Esses cartões de papel (cartão de ponto) tinham uma caixa de entrada e saída impressa, o funcionário era obrigado a alinhar as marcações no mecanismo na entrada do cartão, inserir o cartão de ponto e pressionar uma alavanca que acionava um martelo mecânico que permitia que a data e a hora fossem impressas no cartão do relógio através de uma fita com tinta. O dispositivo mecânico de Bundy foi patenteado, e Willard e seu irmão Harlow fundaram a Bundy Manufacturing Company em 1889. Esse negócio de sucesso cresceu em parte porque grandes e pequenas fábricas estavam surgindo por todo o lado, e o dispositivo de Bundy era muito mais eficiente do que outros métodos de controle de horas. A Bundy Manufacturing Company acabou se fundindo com outras empresas para se tornar International Time Recorder Company (ITR) com escritórios em todo o mundo. As tensões entre os irmãos levaram a separação e Willard fundou sua própria Bundy Time Recording Company em 1903. Processos judiciais e batalhas legais ocorreram entre as empresas concorrentes de relógios de ponto, com perguntas sobre os direitos de patentes relacionadas à inovação do relógio de ponto. Willard Bundy faleceu em 1907, mas sua invenção do primeiro relógio de ponto deixou sua marca no mundo. A Bundy Manufacturing Company foi renomeada como International Business Machines (IBM) em 1924. A IBM acabou vendendo sua Time Equipment Division, que passou por várias renovações e nomes ao longo dos anos.

O surgimento dos Relógios de Ponto Eletrônicos

O final do século XX os cartões perfurados de papel começaram a serem abandonados, pois começaram a ser utilizados sistemas eletrônicos de atendimento baseados em computador. Desses sistemas eletrônicos foram criados os primeiros relógios de ponto eletrônico, e foram capazes de fazer cálculos de tempo automaticamente e puderam se integrar aos departamentos de RH e folha de pagamento para criar uma maneira mais fácil de controlar não apenas as horas, mas também a folha de pagamento. Atestados médicos, férias, horas extras e muito mais poderiam ser facilmente controlados com sistemas eletrônicos. O software de relógio de ponto tornou-se cada vez mais avançado e sistemas mais recentes, como a biometria, trabalham para combater as fraudes no local de trabalho. Embora tem sido fácil fraudar o cartão de ponto de papel, marcando o ponto de um colega de trabalho, mas atualmente com os avanços da tecnologia senta sendo mais difícil fraudar uma impressão digital ou até mesmo uma digitalização retina.

Relógio de ponto Móvel

Um grande avanço no software de relógio de ponto veio com a tecnologia móvel. Agora, os funcionários podem usar seus smartphones para fazer a marcação de ponto, o que é especialmente importante para funcionários que trabalham remotamente ou viajam no trabalho. A localização geográfica pode ajudar o empregador a saber onde seus funcionários estão nos horários destinados ao trabalho, mesmo em movimento. O relógio de ponto móvel também é ótimo para os funcionários poderem revisar suas entradas e saídas, tempo de férias, dias de folga, horas extras e muito mais. O relógio de ponto não é mais reservado apenas para 9 a 5 trabalhadores com remuneração estática; os relógios de ponto de hoje podem ser adaptados às necessidades individuais de cada negócio.

Algumas razões pelas quais você precisa de um relógio de ponto em sua empresa

O seu relógio de ponto ainda é uma folha de papel escrita a caneta que seus funcionários entregam no final do mês? Ou talvez você os faça inseri-los em uma planilha de excel, relatando suas entradas e saídas para o trabalho, intervalos e faltas. Você pode ter um sistema antigo de cartões de ponto perfurados onde você ou seus funcionários de RH calculam manualmente as horas trabalhadas.

Seus funcionários estão relatando seus horários com exatidão e dignidade? Você está calculando com exatidão e conformidade? Você tem o conhecimento de transformar dados das marcações de ponto dos funcionários em relatórios que podem ser usados para identificar problemas ou tomar decisões importantes na empresa?

Então veja algumas razões que você precisa de um relógio de ponto em sua empresa

Os relógios de ponto ajudam a economizar tempo e dinheiro. O uso do relógio de ponto eletrônico pode ajudar a economizar tempo e dinheiro, reduzindo o trabalho necessário para calcular o horário do funcionário.

  • A coleta e os cálculos de dados são automatizados. Deixe os computadores fazerem o trabalho em vez de você e uma calculadora e uma planilha. Mesmo os dados inseridos manualmente em um programa podem ser eliminados por alguns sistemas de relógio de ponto eletrônico.
  • O erro humano no cálculo do horário do funcionário é eliminado. Calcular o ponto, principalmente ao lidar com minutos e faltas, pode ser difícil. É fácil cometer um erro, o que leva a trabalhos futuros para corrigir o erro na folha de pagamento.
  • Reduza a fraude. A fraude dos funcionários é eliminada, seja decorrente do fato de os funcionários comparecerem quando não estão no trabalho ou de pedir a seus colegas de trabalho que os procurem se estiverem atrasados. Um software de ponto pode oferecer, por exemplo, limitações de GPS sobre onde os funcionários precisam estar para efetuar a marcação do ponto.

O relógio de ponto e a visão de injustiça dos empregados.

Os funcionários geralmente ficam de olho na folha de ponto ou no holerite do colega. Eles querem perceber se existe alguma injustiça com referência ao pagamento do salário, se o colega tem algum benefício que ele não tem, isso é bem comum nas pequenas e grandes empresas. O uso do relógio de ponto pode ajudar com alguns dos problemas mais comuns que os funcionários podem considerar injustos.

  • Retire o elemento humano. Parece estranho dizer que remover o humano do cálculo da folha de pagamento é uma ótima ideia, mas é. Um relógio de ponto não tem sentimentos particulares sobre funcionários; calcula o tempo, período e tudo mais. Esse nível de indiferença e imparcialidade é necessário, principalmente nessa área onde envolvem valores e pagamentos. Nenhum funcionário poderá acusar o computador de impropriedade ou favoritismo.
  • Um senso de justiça. Um relógio de ponto tranquiliza outros funcionários que veem colegas de trabalho com muitas faltas, ou com uma carga horária menor. Eles sabem que haverá descontos e penalidades. Isso é útil para o moral dos colaboradores.

Os relógios de ponto alertam sobre possíveis problemas

O uso do relógio de ponto fornece acesso rápido a informações e relatórios que mostram problemas antes que eles fujam de você, coisas como atraso repetido, ausências sistemáticas e assim por diante. Isso pode causar não só problemas para a empresa, mas também para o funcionário:

  • Perda de produtividade: A interrupção do um projeto em andamento pode custar caro e na volta do funcionário a suas atividades ele não voltará com todo aquele gás, para o projeto.
  • Despesas com outros funcionários: O custo de mão-de-obra para substituir os funcionários ausentes aumentam a despesa, tanto no salário real as horas extras para outros funcionários cobrirem a falta de seu colega.
  • O moral dos outros funcionários pode ser afetado: Ver ausências habituais dos mesmos funcionários pode criar ressentimentos em outros funcionários que, então, terão que se esforçar mais e fazer o trabalho extra para cobrir os colegas faltosos.
  • O funcionário pode perder o direito de férias: faltas injustificadas podem gerar desconto em férias, há casos em que o funcionário poder perder por completo o direito de férias. Confira mais detalhes no site do Ministério do Trabalho

O software de relógio de ponto que pode gerar relatórios facilita a identificação ajudando em alguns desses problemas. Confira aqui.

Os softwares de relógios de ponto mostram os custos trabalhistas em tempo real

Com a marcação do ponto usando métodos manuais ou em planilhas, você terá um grande desapontamento quando precisar descobrir quanto os totais de custos da folha de pagamento. É normal querer evitar esse tipo de desapontamento e por isso que o relógio de ponto eletrônico juntamente com o software poderá trazer na hora que precisa informações imediatas e confiáveis. Saber o custo da mão de obra relacionada as horas trabalhadas pode fornecer informações valiosas para a tomada de decisões. Os relógios de ponto eletrônico podem mostrar:

  • Quais funcionários ou setores estão custando mais: Dependendo de como você estrutura o relógio de ponto eletrônico e o software, você pode ver os detalhes variados sobre qual setor está te custando mais em sua empresa.
  • Onde os custos de horas extras estão subindo. Você sabe quais funcionários e setores da sua empresa estão usando mais horas extras para realizar o trabalho? Esse tipo de informação pode ajudá-lo a tomar decisões sobre a necessidade de contratar mais funcionários ou lidar com um funcionário menos produtivo.
  • Comparativos de produtividade versus horas trabalhadas: Sua produção está baixa, mas as horas trabalhadas do funcionário ainda parece alto? Isso é um problema, e você encontrará apenas se pesquisar os dados no controle de ponto do funcionário.
  • Dados para fazer melhores estimativas. Você está fazendo “suposições” do tempo gasto para produzir para que possa definir os preços dos produtos ou serviços? Dependendo do seu negócio, talvez você precise ver exatamente quanto tempo leva para produzir o produto ou terminar um projeto. Os funcionários precisam fazer horas extras para terminar? Você incluiu esse orçamento no preço do projeto ou produto?

Os relógios de ponto eletrônico mantêm a folha de pagamento precisa

Falamos sobre como o uso do relógio de ponto pode ajudar a economizar dinheiro, automatizando todo o processo de coleta de dados, mas isso contribui para a precisão da folha de pagamento.

Leve em consideração as políticas de folha de pagamento. Dependendo do sistema de relógio de ponto que você usa, você pode incluir suas políticas a ele. Coisas como folga remunerada, férias e outras formas de ausência que tenham alguma política de folha de pagamento associada a ela são calculadas automaticamente sem que precise de alguém para calcular.

Integrar a um sistema de pagamentos: um relógio de ponto com software, integrado a um sistema automatizado de pagamentos para folha de pagamento ajudam a economizar tempo e trabalho ao fazer os pagamentos dos funcionários.

Quando se trata de folha de pagamento, o uso da automação pode reduzir os custos de processamento em 80%. Muito disso é simplesmente reduzindo o erro e o trabalho manual. Além disso, à medida que as leis se tornam mais complexas em relação à folha de pagamento dos funcionários, a automação faz ainda mais sentido.

Por lei, os registros de horas dos funcionários devem ser mantidos e precisos. Até um sistema eletrônico e automatizado pode quebrar; se o relógio de ponto eletrônico não funcionar corretamente ou se um funcionário por ventura quebrar seu relógio de ponto, você ainda é legalmente obrigado a registrar as horas dos funcionários, seja em um papel ou em uma planilha. Os softwares de ponto online estão aí para que isso talvez deixe de acontecer, pois os arquivos ficam todos em nuvem e não tem o ponto físico, cada funcionário e responsável por sua marcação em seu próprio smartphone.

Qual o momento certo de utilizar um relógio de ponto eletrônico e um software de gestão de ponto?

O momento certo para usar um controle de ponto para sua empresa, especialmente um sistema automatizado, é quando você, o empregador, não consegue mais ver e compreender quais os dias que certos funcionários estão trabalhando e por quanto tempo eles estão trabalhando. Quando na verdade necessita de uma informação precisa e rápida.

Gostou de saber um pouco mais sobre o relógio de ponto? Existem muitas leis e portarias por trás dos relógios de ponto, algumas até precisam de um conhecimento pleno em direitos trabalhistas para um melhor entendimento. As principais envolvendo relógios de ponto eletrônico estão contidas nasportarias nº 1510 e 373.

Confira abaixo alguns modelos de relógio de ponto biométrico e também os cartográficos em nossos departamentos, qualquer dúvida poderá entrar em contato com um especialista pela Whatsapp e também em nosso Chat Online

Deixe seu comentário

Comentário

Nome

E-mail

Quanto é ?