Equipamentos Novidades Automação Comercial

Quais os tipos de código de barras?

Quais os tipos de código de barras?

Código de Barras: Conheça os tipos

Atualmente os códigos de barras são de muita importância em vários setores de empresas, industrias e comércio, vamos apresentar os tipos de códigos de barras existentes hoje e suas aplicações, confira.

Código de Barras Linear (1D): Um código de barras que codifica dados apenas em uma dimensão. Os dados são codificados nas larguras das barras e espaços e nenhum dado é codificado no comprimento das barras. A simbologia de código de barras EAN ou UPC encontrada em muitos produtos de varejo é um código de barras linear comum que você pode estar familiarizado. Também conhecido com código de barras 1D.

Código de Barras bidimensional (2D): A necessidade de quantidades cada vez maiores de informações em espaços menores houve a necessidade de desenvolver códigos com símbolos mais complexo que o caso dos códigos de barras bidimensionais ou empilhados.

Os símbolos do código de barras bidimensional é:
"Matrixed" como no código da Data Matrix
"Empilhados" como no código PDF417.

Cada tipo permite que mais informações sejam armazenadas em uma quantidade menor de espaço.

Código EAN-13 e EAN-8 - Código de barras linear (1D)
European Article Numbering -
Código de produto internacional de artigo europeu

EAN-13 ou EAN-8 são duas versões diferentes de códigos de barra EAN, que podem codificar números de 13 e 8 dígitos. O código EAN-8 foi introduzido para uso em pacotes pequenos, onde um código de barras EAN-13 seria muito grande. Todos os outros países, exceto os Estados Unidos, utilizam o código de barras EAN para identificação em produtos de varejo. Os Estados Unidos usam o código UPC para os mesmos fins, mas só podendo conter apenas 12 dígitos. Veja na imagem abaixo um exemplo

Código de Barras 39 - | Code39 | - Código de barras linear (1D)

Um código de uso geral em uso muito amplo em todo o mundo.

O conjunto de caracteres Code39 inclui os dígitos de 0 a 9, as letras A-Z (somente maiúsculas) e os seguintes símbolos: espaço, menos (-), mais (+), ponto (.), cifrão ($), barra (/) e porcentagem (%). Um caractere especial de início / parada é colocado no início e no final de cada código de barras. (também conhecido como "USS Code 39", "Code 3/9", "Code 3 of 9", "USD-3", "Alpha39", "Type 39", "Code 93”)

O código em si não possui um dígito de verificação como o código de barras do Code 128 e pode ser frequentemente identificad opor um asterisco no início e no final legível.

O código de barras pode ter qualquer comprimento, mas acima 25 caracteres podem começar a ultrapassar os limites. Ele tem uma proporção de caracteres menor que o Code128, tornando-o um código bastante amplo em comparação.

Este código está sendo constantemente substituído em muitos usos pelo código de barras Code 128, que possui melhor recursos e uma maior densidade de caracteres. Veja na imagem abaixo um exemplo– Leitor de Código de Barras 1D

Código de Barras 128 - | Code128 | - Código de barras linear (1D)

Código muito eficiente, excelente proporção, alta confiabilidade; em uso muito amplo em todo o mundo.

O Code128 oferece excelente densidade para dados numéricos e boa densidade para dados alfanuméricos.

Muitas vezes, é selecionado ao invés do Código 39 em novas aplicações devido à sua densidade simbólica e porque oferece uma seleção muito maior de caracteres.

O conjunto de caracteres do Code 128 inclui os dígitos de 0 a 9, as letras A-Z (maiúsculas e minúsculas) e todos os caracteres padrão. Símbolos ASCII e códigos de controle. Os códigos são divididos em três subconjuntos A, B e C. Existem três códigos de início separados para indicar qual subconjunto será usado; além disso, cada subconjunto inclui controle caracteres para mudar para outro subconjunto no meio de um código de barras. O subconjunto A inclui o padrão ASCII símbolos, dígitos, letras maiúsculas e códigos de controle. O subconjunto B inclui símbolos ASCII padrão, dígitos, letras maiúsculas e minúsculas. O subconjunto C compacta dois dígitos numéricos em cada caractere, fornecendo excelente densidade. Veja na imagem abaixo um exemplo

Um código de barras Code 128 terá seis seções:

  1. Margem
  2. Código inicial
  3. Dados Codificados
  4. Código de verificação
  5. Código Parado
  6. Magem

Código de barras intercalado 2 de 5 - Código de barras linear (1D)

Código de barras compacto, normalmente utilizado nos boletos bancários no brasil que é padrão da FEBRABAN, mas também utilizados em industrias e empresas de transporte.

O Código de barras intercalado 2 de 5 é um código que codifica SOMENTE os dez dígitos de 0 a 9. O nome Interleaved 2 of 5 (Código de barras intercalado 2 de 5)é derivado do método usado para codificar dois caracteres ou pares numéricos. Cada par numérico é convertido em 5 barras e possuem uma auto checagem, eliminando a exigência de caracteres de verificação. O código de barras intercalado 2 de 5 só pode transportar números e, devido à sua construção na intercalação, só pode transportar um número par de dígitos. Veja na imagem abaixo um exemplo – Leitor de Boleto Bancário, veja aqui

Código de Barras Codabar - Código de barras linear (1D)

É um código antigo frequentemente usado em sistemas de bibliotecas, às vezes em bancos de sangue, consultórios de exames médicos, etc. O Codabar pode codificar os dígitos de 0 a 9, seis símbolos (-:. $ / +) E os caracteres de início e parada A, B, C, D. Os caracteres de início e parada devem ser usados em pares e podem não aparecer em outro lugar no código de barras. Não há soma de verificação definida como parte do Padrão Codabar, mas algumas indústrias (bibliotecas, por exemplo) adotaram seus próprios padrões de soma de verificação.

Este código pode ser usado apenas para transportar dados numéricos e alguns caracteres e só pode ser usado em conjunto com módulos menores algoritmos em que os dígitos da verificação podem ter apenas um valor numérico de 0 a 9. Esse código está sendo lentamente entrando em desuso. Veja na imagem abaixo um exemplo

Código de Barras PDF417 - Código de barras Bidimensional (2D)

Excelente para codificar grandes quantidades de dados, o PDF417 é um código de barras bidimensional que pode armazenar até cerca de 1.800 caracteres ASCII imprimíveis ou 1.100 caracteres binários por símbolo.

O Número 4 que tem no nome significa que: Cada palavra de código contém quatro barras e quatro espaços

O número 17 significa que: o total da largura de uma palavra do código é 17 vezes a largura da barra vertical (a dimensão X).

O símbolo é retangular; a forma do símbolo pode ser ajustada em certa medida, definindo a largura e permitindo que a altura cresça com os dados. A capacidade do PDF-417 pode ser útil em aplicativos em que os dados devem viajar com o item rotulado, onde um banco de dados host nem sempre está disponível para consulta rápida. Bastante utilizado em rotulagem de materiais perigosos, armazenamento de especificações técnicas e dados de calibração em instrumentos; codificação de impressões digitais, etc.

Observação: os símbolos PDF-417 requerem um leitor de código de barras 2D; ou um Leitor de código de barras CCD padrão, também será exigido um software de decodificação especial, um leitor de código de barras 1D normalmente não funcionará. Veja na imagem abaixo um exemplo

Código de Barras Data Matrix - Código de barras Bidimensional (2D)

Pode armazenar grandes quantidades de dados, especialmente para códigos muito pequenos. O código de barras 2D é um código de barras bidimensional que pode armazenar de 1 a cerca de 2.000 caracteres. O símbolo é quadrado e pode variar de 0,001 polegada por lado até 14 polegadas por lado.

O Data Matrix está sendo usado para codificar informações sobre o produto e o número de série na classificação elétrica, placas de circuito e outros itens. Os principais setores de uso são soluções de rastreamento e também para casos de anti-falsificação no setor financeiro.

Os símbolos de Data Matrix requerem um leitor de código de barras 2D; eles não podem ser lidos usando um leitor de código de barras linear comum. Veja na imagem abaixo um exemplo

Código de Barras Qr Code - Código de barras Bidimensional (2D)

QR Code é a abreviação de “Quick Response Code” ou Código de Resposta Rápida é uma marca registrada de tipo de código de barras matricial de uma indústria automobilística do Japão.

Pode armazenar grandes quantidades de dados, especialmente adequados para códigos muito pequenos.

Recentemente, o sistema QR Code tornou-se popular fora da indústria automotiva devido à sua rápida legibilidade e maior capacidade de armazenamento em comparação com os códigos lineares padrão. O código consiste em módulos pretos (pontos quadrados) dispostos em uma grade quadrada em um fundo branco. Usado particularmente em marketing promocional e links de sites. Mas já está sendo bem utilizada em várias outras áreas. Veja na imagem abaixo um exemplo– Leitores de QR code, veja aqui

Alguns beneficios dos Códigos de barras.

  • Representam a identidade exclusiva de um produto.
  • Precisão da entrada de dados. (Sem erros)
  • Auxiliar a gestão eficaz dos recursos
  • Economiza trabalho, evitando o sistema de inserção manual.
  • Coleta de dados em tempo real.
  • Envio mais preciso

Algumas aplicações dos códigos de barras

HOSPITAIS: códigos de barras podem permitir a organização de grandes quantidades de dados. Eles são amplamente utilizados nos setores de saúde e hospitalar, desde a identificação do paciente (para acessar os dados do paciente, incluindo histórico médico, alergias a medicamentos, etc.) ao gerenciamento de medicamentos.

VAREJO: Acelerando checkouts e pedidos.

ESCRITÓRIO: Gravando transações.

SAÚDE: Garantir a dosagem e o tratamento corretos.

VIAGEM: Tornando a emissão de bilhetes mais eficiente, garantindo segurança e agilidade check-in.

BIBLIOTECAS: Registrando os livros

Conheça os leitores de código de barras ideias para seu negócio aqui

Deixe seu comentário

Comentário

Nome

E-mail

Quanto é ?