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04/08/2020 / 2 meses ½ atrás

Prevenção de perdas: confira 7 ferramentas que vai ajuda-lo

Prevenção de perdas: confira 7 ferramentas que vai ajuda-lo

Prevenção de perdas no varejo: confira 7 ferramentas que vai ajuda-lo

A prevenção de perdas continua sendo uma grande preocupação para os varejistas, e por boas razões: perdas devido a roubo de funcionários, erros de administração e furtos em lojas custam muito dinheiro. Segundo uma pesquisa realizada através da Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (ABRAPE), as perdas no varejo representam cerca de 2% do faturamento líquido e esse número pode aumentar em seu estabelecimento caso não tome medidas para prevenir. Para ajudá-lo, reunimos uma lista de soluções para reduzir as perdas e melhorar a segurança de sua loja.

Mas afinal o que são exatamente as perdas no varejo?

Para que você medir suas perdas primeiramente terá que identifica-las e defini-las. Você poderá dividir em duas definições como:

  • Identificadas apenas por inventário
  • Identificadas como impróprios

Resumidamente, as perdas identificadas apenas por inventário são aqueles produtos que por algum motivo desconhecido não são localizadas, entrou no estoque, mas não está na empresa e nem tem registro de sua saída. Os impróprios são os produtos danificados, estragados, que não poderão ser comercializados, nesse caso é mais fácil de identificar e encontrar uma solução.

Ferramentas e tecnologias para ajudar na prevenção de perdas.

De ferramentas que você pode instalar facilmente a tecnologias que exigem um pouco de investimento, confira os itens abaixo e veja se você pode usá-los em suas lojas:

1. Sinalização

A instalação de sinais de segurança em sua loja é uma maneira de baixo custo para inibir um pouco os ladrões de lojas. Placas como: você está sendo filmado, sistema antifurto com acionamento automático, entre outros, poderá ser um alerta para quem está com a intensão de furtar algo em seu estabelecimento, porém só esses avisos podem não resolver muito.

Para a instalação dessas placas tenho uma boa dica: entre na sua loja e pergunte-se - Se você fosse um ladrão de lojas, qual seria o setor onde iria primeiro? A resposta poderá ajudá-lo a determinar os melhores lugares para instalar a sinalização.

2. Câmeras

Câmeras de vigilância CCTV é para muitos estabelecimentos necessário e para outros até mesmo obrigatórios. Se você deseja investir um pouco mais na segurança de sua loja, considere as câmeras de vigilância um dos primeiros equipamentos para verificar. Com elas você poderá monitorar de onde estiver, ter gravações e monitoramento em tempo real toda sua loja 24 horas por dia 7 dias por semana. – Confira algumas câmeras de segurança que estão em promoção na i9 automação comercial

Dependendo da sua loja e do sistema de segurança que você já possui, você poderá integrar algumas câmeras nos corredores e nos caixas. Algumas empresas também utilizam as câmeras para o gerenciamento de tráfego na loja. Utilizando um sistema para rastrear o movimento das pessoas dentro do estabelecimento, além de fazer o monitoramento ao vivo esse tipo de sistema traz informações valiosíssimas de como o cliente se comporta dentro da loja, com isso o lojista poderá otimizar seu layout, disposição de produtos, locais preferidos dos clientes, fazer campanhas pelos locais onde há maior circulação. Espera-se que um sistema de vigilância com câmeras poderá ajudar em até 16% na prevenção de perdas e reduzir bastante os furtos.

3. Espelhos

Acha que vai ficar um pouco caro a instalação e manutenção das câmeras em sua loja? Uma opção mais em conta seriam os espelhos, que podem ser eficazes para detectar furtos e outras atividades suspeitas. Para a implantação dos espelhos faça um rápido passeio em sua loja para ver se existem pontos cegos, identificando esses pontos instale os espelhos que tenham uma abertura de visão ampla para monitorar essas áreas. Os pontos cegos típicos incluem cantos que não são muito visíveis do lado do caixa, além de áreas bloqueadas por acessórios ou prateleiras.

E a boa notícia é que é muito fácil comprar esses espelhos. Você encontrará muitos deles on-line ou nas lojas de material de escritório até mesmo em lojas de materiais para construção.

4. sistema POS

Os sistemas mais modernos de ponto de venda permitem definir permissões de usuário para permitir ou restringir a execução de determinadas tarefas. É por isso que, se você ainda não tem, verifique com o fornecedor da solução POS e veja como atualizar as permissões de usuário em sua loja.

Essas permissões ajudam muito na prevenção de perdas e é bastante importante atribuir permissões em base nas tarefas que cada funcionário execute para impedi-los de realizar tarefas fora da descrição de seu trabalho. Muitos estabelecimentos aplicam as mesmas permissões para todos os gerentes ou administradores que pode ser um erro e gerar algum problema no dia a dia. Outro ponto importante é atribuir a uma pessoa de confiança a realização de anulação de vendas pois essa é a maneira mais comum e fácil de extraviar o estoque. – confira aqui como funciona um PDV (POS)

5. Ferramentas de gerenciamento de inventário

Manter o controle de seu inventário é fundamental para a prevenção de perdas. O controle inadequado do estoque leva a discrepâncias das informações que podem trazer prejuízos para seu negócio, é por isso que é importante contar com um sistema robusto de gerenciamento de estoque que facilitará o rastreamento das mercadorias.

Ao escolher as ferramentas de gerenciamento de estoque é a capacidade de realizar contagens totais e parciais de estoque. Atualmente existem os coletores de dados, que são microcomputadores portáteis que vai facilitar muito o gerenciamento e conferencia do estoque – Veja a importância do controle de estoque

Faça contagens com mais frequentes em sua loja, isso permite você a encontrar os desfalques mais cedo e manter seus registros financeiros sempre atualizados. Procure realizar contagens menores e por setores regularmente, com o objetivo de cobrir todo o seu inventário. Isso te proporcionará a melhor chance de corrigir os erros antes de fazer uma contagem completa do inventário evitando os danos antecipadamente. 

Com os relatórios de inventário você poderá identificar sinais e regiões de seu estabelecimento que tem um alto risco assim poderá entender melhor essas áreas e tomar medidas para minimizar as perdas, também poderá comprar o relatório completo os outros vários relatórios com objetivo de encontrar padrões e descobrir as causas principais das perdas.

6. Contadores de estoque

Ressalto novamente nesse ponto a utilização de coletores de dados para efetuar a contagem do inventário. Definitivamente você precisará de uma ferramenta confiável para a realização de inventários. Evite usar caneta e papel ao contar o inventário. Equipe seu estabelecimento com uma solução que permita contar seus produtos com eficiência e precisão.

Com os coletores de dados basta digitalizar o código de barras e ele gravará automaticamente o SKU para você. O coletor de dados sincroniza as contagens concluídas com o seu sistema. Assim, quando terminar a contagem, você poderá atualizar facilmente seu estoque.

7. Antenas Antifurto e Etiquetas Antifurto

Atualmente as antenas antifurto juntamente com as etiquetas antifurto vem proporcionando uma boa eficiência na prevenção de perdas nos estabelecimentos. Esse tipo de sistema antifurto é composto pelas antenas e as etiquetas que utilizam RFID (identificação por radiofrequência) e vem na forma de chips incorporados em etiquetas ou pacotes de produtos. Esses chips podem conter informações dos produtos e permitem que os varejistas rastreiem itens usando seu sistema de controle de estoque, para que os comerciantes possam obter visibilidade e precisão do estoque em tempo real. – Veja aqui antenas antifurto e etiquetas antifurto a um preço bem acessível para implementar em sua loja

Quando implementado esse tipo de sistema, as etiquetas são acopladas nos produtos e se por algum motivo esse produto tentar sair da loja sem ter sido feito a baixa através do caixa, os sensores captaram e os alarmes das antenas soaram avisando que um produto está saindo da loja sem que sua etiqueta tenha sido desativada. Esse sistema irá inibir e reduzir os furtos de produtos em seu estabelecimento.

Importante saber que em alguns estabelecimentos apenas uma das soluções acima não irá funcionar tão bem, então será necessário a utilização de mais ferramentas para compor seu sistema “anti perdas” em seu estabelecimento.

Conclusão

Embora as soluções acima possam definitivamente ajudar a aumentar a segurança de sua loja e reduzir a perda, não esqueça que os resultados de suas iniciativas não estão apenas nessas ferramentas, mas na maneira como você as utiliza.

Antes de implementar essas ferramentas ou tecnologias, avalie suas necessidades e crie um plano que possa ser concretizado.

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Escrito por:

 Equipe i9 Automação comercial

 

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