Equipamentos

Pin Pad: como ele funciona?

Pin Pad: como ele funciona?

Mas o que é o Pin pad?

O PIN pad é um teclado eletrônico para os clientes que utilizam cartões de pagamento, (Cartão de Crédito, Cartão de Crédito entre outros), para a entrada respectivos números de PIN (a senha do cartão) ao fazer compras. Os PIN pads atualmente são equipamentos essenciais nos balcões de checkout na maioria dos pequenos, médios e grandes varejistas, no momento atual compradores começaram a utilizar os cartões de crédito como seu principal meio de pagamento, em vez de dinheiro ou cheques. As financeiras de cartões de pagamento, projetou esses cartões com o requisito de PIN (Senhas) que não números de 4 a 6 dígitos dependendo do cartão, como uma medida de segurança contra uso não autorizado.

“O pin pad é a denominação dos equipamentos que possuem teclado e que fazem a leitura dos cartões do titular. Eles providenciam sua criptografia e os repassam aos diversos adquirentes, para o processamento da transação mediante cartão de crédito. Por exemplo, em uma compra de supermercado, quando o cliente decide pagar a conta com cartão ele irá inseri-lo em um Pin Pad. Se o Supermercado estiver credenciado a uma processadora de meios eletrônicos, o Pin Pad será instrumento responsável por captar as informações e os dados numéricos da transação, por criptografia com a chave de criptografia, e por mandar a transação para aquela organização. Idêntico procedimento sucede para com as outras credenciadoras.”

Como funciona o Pin Pad?

Seguindo então, depois que um cartão de pagamento é passado no pin pad durante uma transação comercial, a senha precisa ser inserida no teclado Pin pad, para dar ao sistema o seu consentimento para o débito em seu cartão. As políticas de segurança do setor de cartões de pagamento levaram ao desenvolvimento de um chip de circuito integrado incorporado aos modernos cartões de pagamento. Esses cartões também são conhecidos como cartões com chip ou cartões inteligentes. O chip criptografa um número PIN inserido para impedir que terceiros possam acessá-lo.

Os pin pads contêm elementos de segurança de hardware e software para garantir que as senhas e as chaves de criptografia sejam removidas para o caso de alguém tentar adulterar este dispositivo eletrônico. A cifra de identificação é codificada ao mesmo tempo durante a entrada e um Pin Pad criptografado é configurado. Assim que o PIN Pad envia a senha (PIN) criptografado ao terminal de pagamento conectado e este recebe, o código da senha desaparece.

Certificação que o Pin Pad precisa.

Esses dispositivos eletrônicos devem ter certificação e atender aos princípios exigidos pelo setor de cartões de pagamento. Isso garante que eles apresentem segurança suficiente durante o procedimento de entrada do PIN, juntamente com a criptografia do PIN. A ISO 9564 padroniza a segurança e o gerenciamento do teclado PIN. Frequentemente, esses dispositivos permitem a entrada de números, mas alguns deles também têm letras atribuídas aos números.

Recursos de Segurança para o Pin Pad

Os recursos de segurança são de alta prioridade para os criadores do software para transações de venda eletrônicas que incluem o uso do Pin Pad. Se uma senha (PIN) é digitada incorretamente em um Pin Pad, os clientes geralmente têm um número limitado de chances de digitá-lo corretamente antes que o cartão seja totalmente bloqueado. Essa medida é a primeira linha de defesa contra roubo de cartões. Além disso, os PIN pads são fabricados com codificação de segurança que limpa automaticamente todos os registros dos números inseridos.

Os métodos de criptografia são usados com mais frequência para Pin Pads é chamado de algoritmo de criptografia de dados triplo (DEA). Essa criptografia executa uma Senha (PIN) digitado por meio de uma cifra específica três vezes, transformando os números em sequências de caracteres sem sentido que são muito difíceis de serem descobertas até pelos cibercriminosos mais persistentes. O Triple DEA atende aos padrões de segurança do PIN pad que a Organização Internacional de Padrões (ISO) dita para o setor de cartões de pagamento.

Atualmente existem duas maneiras para obter um Pinpad: você poderá alugar o equipamento proveniente de sua credenciadora, ou compra-lo diretamente nas lojas de automação comercial. Em geral a Gertec e Ingenico são duas das mais importantes empresas que produzem esses dispositivos. Os grandes varejistas preferem realizar a aquisição dos seus próprios dispositivos em função dos ganhos de escala na compra de grande quantidade, por isso, cerca de 50% dos pinpads instalados no Brasil são de titularidade dos próprios varejistas os outros varejistas preferem as grandes credenciadoras.

O PIN Padé uma ferramenta eletrônica que realiza transações com débito, crédito ou cartão inteligente e criptografa o código de identificação do titular. O principal objetivo dos Pin pads é ler os cartões de crédito ou débito. Outro recurso é permitir que o cliente insira o código com segurança e criptografá-lo antes de enviá-lo ao banco.

Quer saber mais sobre pin pad? quer tirar suas dúvidas? Então entre em contato com nossa equipe especializada. Confira qual o melhor pin pad para seu estabelecimento.
> Whatsapp
> Chat Online

Fonte: Livro: Meios Eletrônicos de Pagamento: A realidade do mercado de cartão de crédito, por Kasznar, Istvan Karoly – Editora, Digitaliza Conteúdo.

Deixe seu comentário

Comentário

Nome

E-mail

Quanto é ?