Perguntas Frequentes Coletor de Dados Bematech DC2000

O que é o DC-2000?

É um coletor de dados do tipo batch, ou seja, ele armazena informações em sua memória e depois transfere todas de uma vez para um computador.

Como é o Funcionamento do DC-2000?

O DC-2000 pode ser programado para executar diferentes tipos de tarefas, armazenando ou consultando informações que estão em sua memória, isso tudo através de tarefas definidas pelo técnico que preparou o coletor de dados. Tarefas são programações realizadas no coletor de dados para que execute e gere as informações desejadas.

- Veja o preço do Coletor de Dados Bematech DC-2000 aqui

Para quais atividadeso DC-2000 pode ser utilizado?

O DC-2000 é frequentemente utilizado para a realização de inventário, seja de produtos em estoques ou mesmo de ativos fixos, porém ele também pode ser utilizado para conferência de informações sendo inserido um arquivo texto de banco de dados em sua memória. Também pode ser utilizado para controle ou registro de pessoas e inúmeras outras aplicações, seja no varejo, atacado, indústria, empresas de logística, eventos, etc.

O DC-2000 não liga, o que fazer?

Deve ser verificado se:

– As pilhas foram instaladas nas posições corretas;

– Se as pilhas estiverem instaladas corretamente, conecte o cabo USB do berço que acompanha o DC-2000 a um computador e na sequência conecte a fonte de alimentação a uma tomada e ao cabo USB. Por fim, posicione o DC-2000 no berço para carregar as baterias. A primeira carga das baterias deve ter uma duração de 12 horas.

O berço está conectado ao computador, mas o DC-2000 não está comunicando com o computador, o que fazer?

Deve ser instalado o driver da porta USB. O driver emula uma porta COM – virtual Com.

Estou pressionando o botão para ler o código de barras, mas o DC-2000 não está lendo, o que fazer?

Com o DC-2000 ligado é necessário acessar a tarefa criada para poder ler o código de barras e inserir informações no coletor de dados. Para isso, na tela inicial do coletor de dados, pressione a tecla M2 para acessar a tela system menu. Pressione novamente a tecla M2 para acessar a função Run Task, para execução da tarefa.

Devo utilizar algum software para programar o DC-2000?

Sim, para a programação do DC-2000 deve ser utilizado o software WinTaskGen, disponível em: https://www.bematech.com.br/wp-content/uploads/2018/08/WinTaskGen.Net-5.0.8-Bematech-DC-2000.zip O WinTaskGen é um software que possibilita ao técnico criar tarefas para atender às demandas do cliente, seja para realizar inventário, consulta de preços, etc. As tarefas podem ser criadas no modo “Free Task Editor” que são programações simples, ou podem ser criadas no modo “Procedure Task Editor”, onde um programador cria tarefas para atender as mais diferentes demandas, podendo utilizar recursos de comparação de valores, consulta de informações em banco de dados, etc.

Devo utilizar algum software para extrair as informações do DC-2000?

Sim, para extrair as informações do DC-2000 podem ser utilizados os softwares WinTaskGen ou WinTaskGen Auto Uploader. O WinTaskGen é o mesmo software utilizado para programação, sendo que este possui uma aba chamada “Remote Settings” onde há a opção “Upload data” e na sequência “Receive Data”, onde serão mostradas as informações armazenadas no DC-2000 e podem ser salvas através da opção “Save Data” nos formatos TXT ou CSV. Já o WinTaskGen Auto Uploader é uma ferramenta especial para a extração das informações da memória do DC-2000, sendo que ao posicionar o DC-2000 no berço, estando este conectado ao computador, ele reconhece que o coletor está no berço e salva automaticamente as informações em um arquivo previamente definido, sem que o operador precise executar qualquer ação no computador. Ao executar o WinTaskGen Auto Uploader, deve ser especificado no campo “File Path” onde ficará no computador o arquivo com as informações extraídas do DC-2000 e o nome do arquivo que receberá as informações. Este sempre salvará o arquivo no formato TXT.

Posso usar outras pilhas no DC-2000?

Sim, podem ser usadas outras pilhas lembrando que devem ser do tipo AAA e de 1,2V – recarregáveis.

Quando forem substituídas as baterias, as informações do meu inventário serão apagadas?

Quando forem posicionadas novas baterias, o DC-2000 reinicializará e a reinicialização irá apagar todos os dados do coletor.

Como configurar os tipos de códigos de barras que o DC-2000 deve ler?

No WinTaskGen há na aba “Procedure Task Editor” tem a aba “Barcode Settings”, nesta é possível configurar qual o tipo de código de barras que deseja habilitar, assim como dígito verificador e outras configurações possíveis, ou através da aba “Remote Settings” e “Barcode Settings”. Os códigos de barras também podem ser configurados através do coletor de dados, pressionando M2 quando estiver na tela inicial do coletor e seguir as opções: System Menu>3.Setup>3.Barcode Setup.

O DC-2000 gera arquivos textos no formato TXT?

Sim, para gerar arquivos TXT você pode utilizar os softwares WinTaskGen ou WinTaskGen Auto Uploader e selecionar a opção salvar como TXT, conforme informado nos tópicos acima.

O DC-2000 gera arquivos textos no formato CSV?

Sim, para gerar arquivos CSV você deve utilizar o software WinTaskGen e selecionar a opção salvar como CSV, conforme informado nos tópicos acima.

Realizei inventário com o DC-2000 e estou tentando extrair as informações, mas ele não se comunica com o computador, o que fazer?

Para o DC-2000 se comunicar com o computador é necessário que o DC-2000 esteja ligado, posicionado no berço (este deve estar conectado ao computador e a fonte de alimentação) e na tela inicial. Se caso não estiver na tela inicial, será mostrada no computador uma mensagem de falha de comunicação. Para voltar a tela inicial pressiona a tecla M1 até voltar a tela inicial.

Quando adquirido o DC-2000, o que acompanha o coletor de dados?

Ao adquirir o DC-2000, o cliente recebe:

– O coletor de dados DC-2000;

– Berço com cabo USB;

– Fonte de alimentação bivolt;

– Guia Rápido do Usuário;

– 03 baterias AAA – Recarregáveis.

Como faço para digitar textos no DC-2000?

Nas tarefas em que são necessárias a digitação de textos, o usuário deve utilizar o teclado alfanumérico do DC-2000, sendo necessário pressionar a tecla correspondente a letra desejada (aparecerá o número correspondente) e na sequência deve ser pressionada a tecla M2 até aparecer a letra desejada. Por exemplo:

– Para inserir “M”, pressione “5” e, depois, M2;

– Para inserir “N”, pressione “5” e, depois, M2 duas vezes;

– Para inserir “O”, pressione “5” e, depois, M2 Três vezes.

Onde encontro as informações sobre os comandos possíveis de serem utilizados na programação do DC-2000?

O técnico/programador que for criar Tarefas no modo “Procedure Task Editor” poderá consultar todos os detalhes sobre como utilizar o WinTaskGen no manual deste software.

Como navegar nas configurações do DC-2000?

Para a navegação nas configurações do DC-2000, devem ser utilizadas as seguintes teclas:

– M2, para avançar / selecionar a opção desejada;

– M1, para voltar;

– Setas para esquerda ou direita, para navegar entre as opções de configuração;

– Teclas numéricas, para selecionar as opções de configuração ao invés de utilizar as setas.

O DC-2000 travou, como resetá-lo?

Para resetar o DC-2000 há duas formas:

– Remover as baterias do DC-2000 e após alguns segundos posicioná-las novamente, ou;

– Pressionar simultaneamente as teclas: seta para esquerda, seta para direita e PW.

Em ambos os casos o coletor será resetado e reiniciará. A reinicialização irá apagar todos os dados do coletor.