Equipamentos Novidades Automação Comercial Dicas Novidades

Os Principais Tipos de Balanças para o seu Negócio

Os Principais Tipos de Balanças para o seu Negócio

Conheça os tipos de balanças para equipar a sua Empresa.

Atualmente existem diversos tipos de balanças no mercado, para efetuar diversos tipos de pesagem para variados tipos de produtos, mas primeiramente vou mostrar os tipos de dispositivos de funcionamento das balanças.

Balanças Mecânicas

Balanças mecânicas são quando o dispositivo é composto por elementos mecânicos tais como molas, cabos tensores, hastes rígidas, componentes hidráulicos, pneumaticos etc.; A medida de massa em uma balança com funcionamento mecânico é realizada mediante a comparação direta entre dois objetos, um de massa conhecida e outro de massa desconhecida. A balança mecânica é uma alavanca, que mostra o ponto de equilíbrio entre as duas massas. Durante muito tempo as balanças mecânicas foram utilizadas, porém com os avanços tecnológicos e com a busca por maior precisão, as balanças eletrônicas tornaram-se mais populares.

Balança Eletrônica

Quando o dispositivo é composto por elementos eletrônicos, tais como células de carga, circuitos integrados, microprocessadores etc.; Uma das formas de funcionamento ocorre da seguinte maneira: sob o prato há um equipamento denominado de célula de carga, que sofre uma compressão quando uma massa é colocada sobre o prato. A célula de carga, também chamada de dínamo atua como um transdutor, captando a intensidade de compressão e transformando essa energia mecânica recebida, em pulso elétrico. Quanto maior a pressão recebida, maior será o sinal elétrico produzido. O pulso elétrico gerado pela célula de carga é imediatamente enviado para o indicador da balança.

Com o desenvolvimento da eletrônica foi possível o aperfeiçoamento dos diversos tipos de balança, além da invenção de novos sistemas de pesagem. Algumas modernas balanças eletrônicas permitem não só a pesagem rápida e eficiente de mercadorias, como também o cálculo simultâneo de seu preço, em função do peso obtido.

Balanças Híbridas

é quando o dispositivo é composto por elementos mecânicos e por elementos eletrônico;As balanças hí­bridas ou eletromecânicas, possuem maior resistência de impacto por sua plataforma ter redução mecânica e proteção da célula de carga contra impactos.

Sabendo de como é o funcionamento dos dispositivos das balanças vamos agora para os tipos mais comuns de balanças comercializados atualmente:

Balança Analítica e Semi Analitica

Esse tipo de balança é utilizado especialmente em laboratórios, farmácias de manipulação e estabelecimentos que necessitam que uma pesagem precisa. A balança Analítica tem pode obter uma precisão de 0,0001g, esse tipo de balança vem equipada com portinholas de vidro para que correntes de ar ou umidade do ambiente interfira na pesagem, no entanto, é importante que esse tipo de balança fique em um local que tenha temperatura e umidade controlada para ter uma melhor precisão na pesagem e que não haja nada que possa induzir ao erro da balança. A Semi Analitica já tem uma precisão um pouco menor de 0,001g e não vem com as portinholas de vidro, estas são utilizadas em ambientes que não tem tanto controle comparado a analitica.

Esse tipo de balança tem uma maior sensibilidade e precisão na pesagem que varia de acordo com o fabricante, modelo e capacidade do produto, mas cada fabricante tem seu modelo específico. São balanças com uma precisão que varia geralmente de 0,1g até precisões com 0,01mg. Geralmente são utilizadas em indústrias no geral e laboratórios escolares, universitários e de análises farmacêuticas e também em farmácias de manipulação, resumindo, qualquer local onde precisa de uma grande precisão na pesagem.

Balança Check-out

As Balanças checkout, como próprio nome já diz, são aquela que ficam geralmente no checkout da loja, supermercado, (no caixa) são aquelas que efetuam a pesagem de frutas, verduras e legumes, entre outros produtos de grande peso e volume, agilizando o processo e reduzindo filas por permitir a pesagem a e leitura de código de barras no mesmo local. Desenvolvida para uso intenso em transações de frente de loja e redução de despesas com funcionários e etiquetas, é perfeita para aplicações em hipermercados, supermercados, pequenos comércios e sacolões.

Balança Computadora

As balanças computadoras são aquelas que além de pesar também calculam o preço final da mercadoria com base no preço por Kilo. São compostas por 3 displays na parte de trás e também da frente da balança garantindo assim que seu cliente visualize as informações daquilo que está levando. Um display mostrará o peso do produto que está sendo adquirido, o outro o preço por quilo desse produto e o terceiro efetuará o cálculo do valor final a se pagar.

A maior parte das versões encontradas no mercado possuem pesagem de 15kg, 20kg e 30kg com divisão (sensibilidade de pesagem) variando de acordo com o fabricante.

As balanças computadoras existem em versões com ou sem bateria. Nas versões com bateria sua autonomia pode chegar em até 150 horas que podem ser utilizadas principalmente em feiras livres. Outro opcional deste produto é a saída serial RS232 que será utilizada para comunicação com computadores.

Podem ser utilizadas em qualquer tipo de estabelecimento que trabalhe com venda de produtos por quilo como supermercados, padarias, açougues, horti-frutti, loja de produtos naturais e outros. Confira aqui

Balança Contadora

As balanças contadoras possuem em suas funções a pesagem e a contagem de peças. Você poderá por amostra informar o peso unitário de um produto e ao colocar uma determinada quantidade dele no prato de pesagem a balança te informará a quantidade total do produto

São encontradas em diferentes capacidades e uma informação bem importante - quanto menor a capacidade da balança, mais precisa ela se torna para contagem das peças- Elas podem ser utilizadas integradas a impressores térmicos ou matriciais homologados e computadores. São mais utilizadas em indústrias no geral, confecções, almoxarifados, revendas de peças, etc...

Balança Etiquetadora

As balanças etiquetadoras são produtos completos com variadas funções sendo a principal delas a de imprimir etiquetas auto-adesivas dos produtos pesados. Essas etiquetas contém informações básicas para venda do produto como Nome, preço, data de validade, preço por kilo e preço final além do código de barras do produto pesado para que seja feito a leitura em softwares de automação. Outras linhas de informações adicionais e tabela nutricional também podem ser impressos. Existe uma grande variedade de modelos com diferentes tamanhos e mix de informações para que sua necessidade seja atendida.

As versões encontradas no mercado pesam 15kg ou 30kg com divisões de pesagem (sensibilidade) variando de acordo com o modelo do produto e fabricante. Sua conexão pode ser serial (RS485), ethernet (cabo de rede) ou wi-fi. A escolha correta da conexão depende da infra-estrutura de rede do local e necessidades de aplicação do produto. Podem ser utilizadas até mesmo dentro das indústrias em processos de fabricação, restaurantes, cozinha industrial, padarias, açougues, supermercado, dentre outros segmentos.

Balança Industrial

As balanças industriais são direcionadas para pesagem e contagem de peças e/ou verificação de sobra ou falta de produtos. Robustas e duráveis são suas características mais presentes, além do baixo custo de instalação e manutenção, combinando alta qualidade, a moderna tecnologia com sistema eletrônico e seu display.

Sua aplicação atende diversas áreas dentro da indústria e comércio.

Balança de Recebimento - Checkin-Checkout

A função dessa balança de recebimento é realizar a conferência dos itens recebidos na loja. No momento de receber uma mercadoria é possível realizar o confronto do peso total da entrega, seja do palete ou da caixa, com o peso apresentado na nota fiscal, Essa funcionalidade é importante para controlar o recebimento de produtos de alto valor agregado, onde normalmente pode ocorrer grande perda, como carnes e alguns tipos de queijos. essa balança é bastante útil para todo o tipo de empresa que trabalha com recebimento de produtos e necessita dessa conferência, exemplo: restaurantes, supermercados, horti-fruti. Confira aqui

Balança Pesadora

As balanças pesadoras são aquelas que apenas pesam o produto. Alguns modelos possuem opcional de bateria, backlight no visor e saída serial ou USB para conexão com computadores e impressoras homologados.

Possuem grande variação de pesagem e divisão atendendo assim a diferentes necessidades de mercado.

Aplicação: Podem ser utilizadas por diversos segmentos em diferentes setores como indústrias, supermercado, açougue, padaria, cozinha industrial dentre outros.

Balança de Pessoas

As balanças desta linha são direcionadas as pesagens de pessoas em geral, atendendo com agilidade e confiabilidade. Com um display LCD com blacklight que reduz consumo de energia e efetua leituras rápidas. Com baixa manutenção e sempre pronta para uso, atende perfeitamente hospitais, clínicas, consultórios médicos, entre outros. Confira aqui

Agora que já sabe um pouco mais sobre balanças ficou mais fácil de comprar, acesse nosso site e veja os modelos de balanças e qualquer dúvida entre em contato através do Whatsapp, Chat Online, Messenger,Telefone, E-mail.

Escrito por:
Equipe i9 Automação Comercial - Inovando Sempre!

Deixe seu comentário

Comentário

Nome

E-mail

Quanto é ?