Equipamentos Novidades Dicas Notícias Atuais

O que é esocial?

O que é esocial?

esocial o que é? Confira nesse resumo.

esocial é um sistema de transmissão eletrônica que vai simplificar o envio de informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas dos empregadores. O projeto que envolve vários órgãos: Receita Federal, Ministério do Trabalho, INSS e Caixa Econômica Federal.

Por meio desse sistema, os empregadores passarão a comunicar ao Governo, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciários, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS.

Ele irá unificar o envio de informações referente aos colaboradores das empresas. Com a plena implantação do E-Social, o profissional de RH fará em um único envio todas as informações relevantes para CAGED, GFIP, RAIS, etc.

Na prática, de forma resumida, podemos dizer que será como uma folha de pagamento digital. Garantindo aos colaboradores o correto cumprimento das leis trabalhistas e previdenciárias.

Com isso será possível reduzir o tempo e o custos da área contábil e de RH das empresas na execução de 15 obrigações em um único envio:

  1. Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIP)
  2. Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) para controle de admissões e demissões no regime da CLT
  3. Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)
  4. Livro de Registro de Empregados (LRE)
  5. Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT)
  6. Comunicação de Dispensa (CD)
  7. Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)
  8. Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP)
  9. Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF)
  10. Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF)
  11. Quadro de Horário de Trabalho (QHT)
  12. Manual Normativo de Arquivos Digitais (MANAD)
  13. Folha de pagamento
  14. Guia de Recolhimento do FGTS (GRF)
  15. Guia da Previdência Social (GPS)

Uma das vantagens é de simplificar os processos, o que gera ganho de produtividade, o eSocial passará a subsidiar a geração de guias de recolhimentos do FGTS e demais tributos, o que diminuirá erros nos cálculos que, hoje, ainda ocorrem na geração desses documentos.

A plataforma garantirá também maior segurança jurídica, com um ambiente de negócio que beneficia a todos, principalmente àquelas empresas que trabalham em conformidade com a legislação.

Com a substituição da entrega de diversas obrigações por apenas uma operação, totalmente padronizada, as empresas diminuirão gastos e tempo dedicados atualmente para à execução dessas tarefas.

Esse novo modelo traz outras vantagens, como:

  • Registro imediato de novas informações, como a contratação de um empregado;
  • Integração de processos;
  • Disponibilização imediata dos dados aos órgãos envolvidos.

Esse novo sistema consiste apenas em uma nova forma de prestação de informação por parte das empresas, e não se confunde com qualquer tipo de regime tributário diferenciado.

Como já foi destacado, o eSocial Empresas é resultado de um trabalho coletivo que reúne representantes de órgãos governamentais e das principais categorias econômicas do país. Esse formato foi organizado com o objetivo de disponibilizar uma plataforma de serviço simplificada, desburocratizada e adequada à realidade do setor empresarial brasileiro.

Assim o Departamento de RH terá que se adequar a essas mudanças e será imprescindível a utilização de um bom Sistema de Gestão que consiga transmitir essas informações com mais eficácia juntamente com um Relógio de Ponto Eficiente, isso irá facilitar o trabalho e ajudar a se adequar a essas mudanças.

Fontes: http://portal.esocial.gov.br/institucional/conheca-o

Você está pensando que deverá se adequar ao eSocial o quanto antes?
A resposta é SIM!

Então segue uma Dica importante:

- Informatização na coleta de informações dos funcionários;
Um ponto importante do esocial será o envio de informações para o programa (esocial), essas informações terão um período mais curto para o envio, então a informatização da coleta de informações será de extrema importância.

Você precisará de um sistema de gerenciamento de RH bem eficiente juntamente com um equipamento de Ponto Eletrônico onde irá conseguir gerenciar diariamente cada funcionário de uma maneira prática e rápida.

Entrada, Saída, horário de almoço, horas extras, horas faltas, atestados médicos, faltas, tudo isso deverá ser entregue para seu Contador que no entanto precisará conferir e enviar para o programa (esocial) e para isso acontecer de forma dinâmica e rápida o que é o intuito do programa, a i9 Automação Comercial irá te apresentar algumas soluções para que você já se enquadre no esocial e evite deixar tudo para ultima hora.

Saiba como um sistema de controle de ponto através da internet vai ajudar muito sua empresa

Deixe seu comentário

Comentário

Nome

E-mail

Quanto é ?