Equipamentos

O que é e como funcionam as Impressoras Térmicas?

O que é e como funcionam as Impressoras Térmicas?

Impressora Térmica: o que é?

Ao contrário das impressoras a jato de tinta, as impressoras térmicas não pulverizam tinta líquida através de um bico para produzir imagens. Em vez disso, as impressoras térmicas usam minúsculos elementos de aquecimento para ativar ou transferir pigmentos.
As impressoras térmicas são usadas com mais frequência para criar etiquetas, sinais de segurança, marcadores de localização, códigos de barras, etiquetas de remessa e outros itens muito usados.

Como funcionam as impressoras térmicas?

Existem duas categorias distintas de impressoras térmicas: Impressoras térmicas diretas e impressoras de transferência térmica.

As impressoras térmicas diretas usam papel tratado quimicamente que escurece quando aquecido por uma cabeça de impressão térmica. As impressoras térmicas diretas não usam suprimentos separados de tinta, toner ou ribbon. As impressoras térmicas diretas são mais comumente usadas para imprimir itens como recibos, cupons, NFC-e - veja aqui os modelos

As impressoras de transferência térmica usam uma cabeça de impressão térmica para transferir uma tinta sólida de um ribbon para um suprimento de etiquetas (geralmente feito de vinil, poliéster, nylon ou outros materiais mais espessos) para produzir uma impressão permanente. Esse ribbon geralmente é feito de cera, resina ou uma combinação dos dois e é colada à superfície de suprimento da etiqueta com calor e pressão.- veja aqui os modelos

Quais são as vantagens de uma impressora térmica?

Há várias razões para considerar uma impressora térmica para suas instalações

Durável: as etiquetas e letreiros criados com as impressoras térmicas duram mais e resistem a uma variedade maior de condições climáticas do que as impressas com tinta.
Versátil: as impressoras de transferência térmica podem imprimir documentos, etiquetas e sinais que atendem a várias necessidades, incluindo etiquetas duráveis com arco elétrico, marcação de piso com texto e gráficos e etiquetas destinadas a condições extremas, como armazenamento a frio.
Menos manutenção: com menos peças móveis, as impressoras térmicas tendem a durar mais, são mais fáceis de manter e funcionam com mais confiabilidade do que as impressoras a jato de tinta.

Quais são as desvantagens de uma impressora térmica?

Por todo o bem que vem com o uso de impressoras térmicas, elas não têm desvantagens e desvantagens. Aqui estão algumas complicações que podem surgir do uso de impressoras térmicas.
Custo: Os materiais especiais usados no processo de impressão térmica são consideravelmente mais caros do que os equivalentes a jato de tinta; até a impressora térmica mais básica pode custar centenas de dólares.
Escolha de cores: as impressoras térmicas imprimem menos cores e o alto calor limita as opções de cera e resina; ambos os fatores limitam as opções de cores e aplicativos. (Por esses motivos, os usuários não podem imprimir fotografias de alta qualidade com impressoras térmicas.)

Onde devo utilizar uma impressora térmica?

Com tantas opções de impressora e padrões de etiqueta, pode ser difícil saber quando um tipo de impressora é mais adequado que o outra.
Use uma impressora térmica para:
Placas e etiquetas duráveis: As impressoras de transferência térmica podem imprimir placas e etiquetas que resistem a ambientes extremos, incluindo etiquetas para pacotes de envio para correios, etiquetas de arco elétrico, sinalização marítima, placas de segurança e muito mais.
Comunicação visual especializada: imprima etiquetas de prateleiras magnetizadas, abraçadeiras, comunicação visual com pouca luz e muito mais para aplicativos exclusivos das necessidades da sua instalação.
Impressão de cupons e recibos: com as impressoras térmicas diretas você tem mais rapidez na impressão de cupons e recibos geralmente a maioria dos estabelecimentos comerciais utilizam esse tipo de impressora que é bem comum em Lojas, Supermercados, e Comercio em Geral.

Impressoras Térmicas de Etiquetas
Impressoras Térmicas de Cupons

Comentários (2)

Impressora Etiquetas 27/10/2021

Ótimo conteúdo, era o que eu procurava.

Moacir 25/10/2020

Bem completas as informações. Sanou minhas dúvidas satisfatoriamente. Parabéns !

Deixe seu comentário

Comentário

Nome

E-mail

Quanto é ?