Equipamentos Novidades

08/03/2021 / 1 mes atrás

Leitores de código de barras: Confira a importância de incluir em sua empresa.

Leitores de código de barras: Confira a importância de incluir em sua empresa.

Saiba a importância de incluir leitores de código de barras em sua empresa

Um sistema incluindo leitores de código de barras é essencial para seu negócio, ele mantém um eficiente controle de seu estoque de maneira continua. Atualmente muitas empresas ainda utilizam métodos manuais para controle de estoque, o uso de sistema de automação comercial pode eliminar retrabalhos, erros e fazer com que economize muito tempo.

Os sistemas de código de barras são fáceis de serem implementados em uma empresa, você pode adaptar esses sistemas para qualquer tipo de negócio, personalizar etiquetas e várias outras funções para atender perfeitamente seu tipo de segmento.

O sistema de código de barras que inclui, leitor de código de barras, sistema de automação comercial, etiquetas com códigos de barras atualiza e demais periféricos que queira complementar sua automação. Com esse tipo de sistema você atualiza automaticamente seu banco de dados de produtos e tudo que você precisa fazer é scannear o código de barras com o leitor de código de barras, o leitor lê e transfere os dados que consta na etiqueta para o sistema integrado isso manterá seu estoque sempre atualizado em tempo real.

Veja como a aplicação de etiquetas e a utilização de leitores de código de barras pode ajudar muito o crescimento de sua empresa:

Elimina a possibilidade de erros humanos

Incluir os dados manualmente no sistema pode dar abertura para erros básicos, mas que podem trazer muitos prejuízos para empresa, os mais comuns seriam erros ortográficos e de quantidades incorretas e quando falamos de uma empresa com mais de dez mil itens isso pode ser um problema muito grave. Com um sistema de códigos de barras você elimina a necessidade de incluir dados manualmente que é feita de maneira automática através dos leitores de código de barras. Isso permite que você registre todas as informações sem tornar o processo suscetível a erros humanos.

Total controle sobre as movimentações em sua empresa

Controle total sobre todos os itens de seu estabelecimento, incluindo códigos de barras em seus produtos e até mesmo nos imobilizados da empresa você terá controle sobre todo o movimento daqueles produtos ou equipamentos. Com um sistema de código de barras você sempre saberá onde está e qual o responsável por aquela informação de maneira instantânea mantendo o melhor controle em seu estabelecimento, é possível até supervisionar suas operações comerciais remotamente.

Você pode personalizar seus dados.

Cada empresa utiliza diferentes tipos de dados em seus produtos para identificar como por exemplo a origem ou categoria do produto e isso torna muito importante a personalização dessas informações nas etiquetas de código de barras. Por esse motivo a maioria dos sistemas de código de barras vem com soluções para personalização das etiquetas para que possam ser impressos e identificados ao serem lidos com os leitores de código de barras.

Facilita na tomada de decisão

Um sistema de código de barras mantém seus dados atualizados e livre de erros o tempo todo. Isso quer dizer que você poderá prever com precisão a demanda futura e tomar decisões importantes e eficazes em relação a aquisição, manutenção e orçamentos.

E como implementar um sistema de código de barras em minha empresa?

Atualmente a maioria dos produtos do comércio varejista já entram nas lojas, mercados e supermercado com seu código de barras de fábrica, onde o, sistema implantado nessas empresas já identificam o produto na entrada colhendo todas as informações já contidas e implementando outras quando necessário. Mas ainda existem muitos estabelecimentos que dão entrada nos produtos em planilhas manualmente. Então, se você está pensando em automatizar sua empresa esse já é o primeiro passo. Para alterar seu sistema atual ou implantar pela primeira vez um rastreamento de código de barras em sua empresa você precisa escolher a melhor solução e equipamentos e instalá-los com sabedoria.

A transição de sistemas manuais para um sistema totalmente automatizado muitas vezes pode ser um trabalho bem exaustivo, dependendo do tipo de setor em que você está e da natureza de seu fluxo de trabalho. No entanto, seguindo algumas dicas você poderá ajustar o processo de implantação para facilitar esse trabalho.

Cumprir alguns padrões da indústria e comercio

A primeira etapa para rotular todos seus produtos é familiarizar com os requisitos do seu setor. Isso é bem importante pois ajuda a cumprir as regulamentações e evitar problemas judiciais.  Algumas embalagens tem exigências especificas e é necessário saber se as etiquetas de código de barras não irão infringir essas determinações.

Você também deverá decidir em utilizar códigos 1D ou 2D, ambos os tipos são usados para diferentes tipos de aplicações e tem seus prós e contras.

As etiquetas que contem códigos de barras 1D são normalmente utilizadas para fins de distribuição e logística que contém atributos como data de validade. Sua capacidade de armazenamento varia de 14 a 28 caracteres alfanuméricos, incluindo símbolos. Considerando que as etiquetas de código de barras 2D tem uma capacidade de armazenamento maior, essas por sua vez, são bastante utilizados principalmente em industrias que exigem armazenamento de muito mais detalhes e informações dos produtos. Veja os preços dos leitores de códigos de barras aqui

Analise onde irá utilizar os códigos de barras

Cada empresa tem sua particularidade em tratar o produto que fabrica ou revende. Analisar em qual processo irá implantar os códigos de barras e qual o ambiente que o produto será armazenado após a aplicação dos códigos de barras é bastante importante. Com isso você saberá exatamente qual etiqueta e qual o leitor de código de barras que irá utilizar. Quer saber mais sobre código de barras veja aqui.

Geralmente as empresas utilizam os códigos de barras por 4 razões diferentes:

Segurança: itens que precisam ser rastreados constantemente, geralmente produtos de alto valor. Para esse tipo de produtos deve ser utilizado etiquetas invioláveis, podendo ser utilizado juntamente com chips de RFID para acionar sensores se houver alguma movimentação dos produtos fora da área permitida.

Mobilidade: itens que tem saídas frequentes em vários locais, que devem ser checados na saída e entrada. Geralmente é utilizado etiquetas destacáveis onde, as duas partes contêm o mesmo código de barras para a conferencia.

Durabilidade: itens que são movidos de locais frequentemente, que são limpos com frequência, equipamentos mecânicos, etc. Esses precisam de etiquetas resistentes de poliéster e em alguns casos até de pvc ou metal.

Fixação: itens que contém a superfície irregular e que pode ser difícil colar etiquetas sem que elas se soltem com facilidade, para isso existem etiquetas auto adesivas com forte fixação. Conheça os tipos de etiquetas de códigos de barras aqui

Analise quais informações irá incluir nas etiquetas

Uma etiqueta com código de barras deve conter informações relevantes para o desempenho adequado de sua função. Portanto, você deve desenvolver suas etiquetas com muito cuidado. Utilize letras, números compatíveis com as configurações do sistema implantado em seu estabelecimento. No entanto se você é um varejista alguns produtos já vem com os códigos padrões de fábrica então seria necessário apenas cadastrá-los ou adapta-los ao seu sistema atual.

No caso de identificação de inventário você pode também utilizar etiquetas com cores para facilitar a identificação dos itens antes mesmo de serem lidos.

Defina diretrizes para aplicação das etiquetas de código de barras

Etiquetas rasgadas, gastas e danificadas dificilmente serão lidas pelos leitores de código do barras, então é muito importante definir o local ideal para aplicar as etiquetas nas embalagens dos produtos para que sejam fáceis de serem encontradas e lidas. De acordo com as diretrizes gerais eles definem uma posição padrão recomendada para a colocação das etiquetas de código barras nas embalagens que é no quadrante direito inferior na parte de trás dos produtos.

Seguir o posicionamento padrão facilita encontrar o código na hora do produto ser passado no checkout ou fazer alguma conferência no estoque.

Integre com seu software de automação comercial

A maioria das empresas já tem seu sistema para realizar suas operações diárias. Ao decidir implementar códigos de barras e leitores de códigos de barras você precisa certificar se seu sistema será compatível com a tecnologia que está incluindo. Alguns sistemas são comercializados com esse tipo de integração, mas outros não, o melhor a fazer é entrar em contato com o técnico do sistema para auxiliar nessa implementação.

Conclusão: você precisa seguir um critério definido para a implementação bem-sucedida de um sistema de código de barras

Rotular e rastrear seus ativos pode ser uma bagunça se você não conhece seus objetivos de negócios em primeiro lugar.

Deve-se detalhar a finalidade para a qual você está usando os códigos de barras e que tipo de informação os rótulos devem incluir. Também deve estabelecer alguns padrões da indústria e melhores práticas em relação à rotulagem de itens. Por último, o sistema de código de barras que você está decidindo implementar deve ser compatível com as soluções de software atuais usadas na empresa.

Se você seguir diligentemente este critério definido ao implementar um sistema de código de barras para o seu negócio, poderá melhorar drasticamente seu sistema de controle de estoque, ter um acesso mais rápido e confiável aos dados de ativos e tomar decisões oportunas em resposta aos regulamentos do setor em constante evolução, mantendo seus custos de implementação baixos.

Conheça alguns leitores de código de barras

Escrito por: Equipe i9 Automação Comercial

 

Conta pra gente o que achou!

0 comentário

Deixe seu comentário

Comentário

Nome

E-mail

Quanto é 1 + 5?

NEWSLETTER

Digite seu e-mail

Não se preocupe, também não gostamos de SPAM :)

PARCEIROS