Equipamentos Novidades Automação Comercial Dicas Downloads

Leitor de código de barras: conheça os diferentes tipos

Leitor de código de barras: conheça os diferentes tipos

Você sabe o que é um leitor de código de barras?

O Leitor de código de barras (aquele que faz um bip quando você passa a mercadoria no caixa de uma loja ou supermercado) é um equipamento atualmente essencial para todo o tipo de comércio e indústria. Irei apresentar um resumo do que é um leitor de código de barras e os diferentes tipos para que se atente na hora de adquirir o seu.

Quem inventou o leitor de código de barras?

O leitor de código de barras foi inventado por estudantes da Universidade Harvard e a primeira leitura de código de barras bem sucedida ocorreu em 26 de junho de 1974. Saiba quem inventou o código de barras

No que consiste um leitor de código de barras?

Um leitor de código de barras consiste em um dispositivo de entrada que captura e lê as informações de um código de barras, nele existe um sensor que detecta a luz refletida e gera um sinal analógico e depois converte para um sinal digital que é enviado para um decodificador, esse interpreta o sinal digital e valida os dados que são então convertido em texto e os envia para o computador que está conectado ao Leitor de código de barras por meio de USB, bluetooth ou wifi.

A ideia principal do leitor de código de barras é a utilização no checkout (frente de caixa) para agilizar o atendimento, mas atualmente está sendo utilizado em vários setores do comércio e também da indústria.

Confira os diferentes tipos de leitores de código de barras:

Existem uma variedade de tipos de leitores de código de barras com diferentes recursos e benefícios que se enquadra em todos os tipos de negócio.

- Leitor de código de barras de uso geral: esse é o tipo mais comum de leitor de código de barras, são utilizados geralmente por empresas de médio e pequeno porte. Geralmente com formato de pistola e contém um gatilho de onde é acionado o laser para a leitura, eles vêm em formatos com fio e sem fio e modelos variados de leitura 1D e 2D, as marcas mais conhecidas são: Datalogic, Motorola, Zebra, Tanca entre outras. - Veja leitores de código de barras aqui

- Leitor de código de barras fixo / de balcão: é um tipo de leitor que geralmente fica fixo no balcão onde o operador não precisa de segura-lo e muito menos apertar o gatilho, ele apenas irá posicionar o código de barras na frente do leitor, pois nele existem sensores posicionados que são acionados automaticamente ao identificar um código de barras a sua frente. Existem alguns modelos que podem ser embutidos nos checkout, que já vem com balanças acopladas e vários outros modelos. Esse tipo de equipamento facilita muito o dia a dia do operador pois mantém suas mãos livres e a passagem dos códigos passam a ser mais rápida, agilizando o atendimento. Veja aqui os leitores fixo com ótimos preços

- Leitor de código de barras sem fio: esse tipo de leitor consiste no leitor de código de barras e em uma estação base. Esta estação é conectada ao computador via cabos usb onde faz a recepção dos dados e passa as informações para o computador, o leitor pode ficar a uma certa distancia da base para efetuar as leituras, são o tipo de leitor de código de barras portáteis ideias para a contagem de estoque. Alguns leitores de código de barras sem fio podem armazenar informações quando estão longe do alcance da base e depois transmitir automaticamente quando ele estiver dentro do alcance da base, é também considerado um ótimo equipamento para verificação de itens pesados e volumosos que são difíceis sua locomoção. Leitores sem fio para ter muito mais mobilidade, confira aqui os modelos.

- Leitores de código de barras bluetooth: esses se assemelham bastante aos leitores de código de barras sem fio, exceto pelo fato de se comunicarem com a base ou com o computador via bluetooth, eles podem até mesmo serem empareados com smartphones e outros dispositivos. Zebra, Symbol, Motorola, Honeywell e Datalogic são os fabricantes líderes de leitores de código de barras Bluetooth no mercado. Confira

- Leitores de código de barras vestíveis / portáteis: são leitores utilizados para serviços que necessitam de uma grande mobilidade, mas também uma grande eficiência para efetuar as leituras de códigos de barras. Pouco utilizado no Brasil, ele é um equipamento pequeno, leve e durável pode ser utilizado nas mãos ou nos dedos e permite que as mão fiquem livres para efetuar os serviços, podem ser encontrados com tecnologia 2D e 1D e são ideais para ponto de vendas móveis, depósitos, etc.

- Leitores de código de barras para o setor da saúde: esses tipos de leitores de código de barras são desenvolvidos exclusivamente para farmácias, hospitais, clinicas e outros estabelecimento da saúde, têm um design intuitivo e ergonômico e são especialmente desenvolvidos para o setor de saúde. São feitos com material antimicrobiano para que possam resistir à limpeza diária com soluções químicas agressivas para matar germes e bactérias. Eles permitem que os hospitais automatizem a captura de dados, melhorem a precisão dos dados, aumentem a produtividade e otimizem os processos diários. Eles podem ser usados ??para uma variedade de necessidades de saúde, como administração de medicamentos à beira do leito, administração, farmácia, laboratório, verificação de transfusão de sangue, coleta de amostras, etc. Veja aqui os modelos

- Leitores de código de barras ultra resistentes: são leitores robustos, duráveis, confiáveis, leves e são desenvolvidos para aguentar quedas e uma frequência alta de uso, resistente a várias condições como temperatura, poeira, umidade e condições climáticas. Geralmente quem utiliza esse tipo de equipamento são indústrias, empresas de transporte, pois oferecem um desempenho superior em qualquer tipo de código de barras em qualquer condição.

É muito importante saber qual leitor de código de barras é o mais adequado para suas necessidades, ambiente de negócios e mais adequado para seu orçamento. Eles podem fornecer grandes melhorias na produtividade, melhorar processos, economizar tempo e dinheiro. Considere fatores como a frequência das leituras, distância da qual a leitura será realizada e como você deseja que o leitor seja conectado. Com tantas opções e tipos disponíveis, escolher um leitor de código de barras que seja perfeito para o seu negócio pode ser uma tarefa fácil que tornará os processos de seu negócio mais ágeis.

Agora que já sabe um pouco mais sobre leitores de código de barras ficou mais fácil de comprar, acesse nosso site e veja todos os modelos de Leitor de código de barras e qualquer dúvida entre em contato através do Whatsapp, Chat Online, Messenger,Telefone, E-mail.

i9 Automação Comercial - Inovando sempre!

Deixe seu comentário

Comentário

Nome

E-mail

Quanto é ?