Dicas

Antena Antifurto: saiba como instalar

Antena Antifurto: saiba como instalar

Antena Antifurto: saiba como instalar

A instalação da Antena Antifurto RF é bem simples, ao comprar a sua antena encontra-se juntamente com a caixa o manual de instruções e instalação, você pode conferir também passo a passo nesse vídeo explicativo.

Iniciando a instalação da Antena Antifurto RF 8,2Mhz

Verifique o local onde irá ser instalada as antenas e observe se elas estão aproximadamente à 1,5mt de distância de objetos metálicos, do desativador, da caixa de energia, tomadas de alta tensão e deverão ficar também a essa distância de produtos que contenham etiquetas tags antifurto. As antenas antifurto tem uma distância mínima que nós consideramos ideal de 90cm entre uma antena e outra, mas dependendo do tipo e qualidade de etiquetas antifurto que for utilizar essa distância pode ser de até 1,5mt. É indicado efetuar testes com as etiquetas antifurto utilizando as etiquetas tags que ira colocar nos produtos antes que fixar as antenas no chão.

Separe em sua caixa de energia um disjuntor elétrico de 10A 110v exclusivo para a antena, dele deverá sair a fiação para a caixa de energia onde será ligada a antena antifurto

O conjunto de antenas é composto por duas antenas onde uma contém uma placa transmissora TX e outra receptora RX que possui uma lâmpada que sinaliza quando o alarme antifurto é acionado.

O sistema é bem simples, a placa TX possui uma porta para aterramento, uma porta DC 12v onde é ligado a fonte de alimentação elétrica e mais duas portas DC out – que pode alimentar mais duas antenas (geralmente utilizado para a instalação do Trio de Antenas Antifurto).

Para ligar uma antena na outra conecte o cabo na porta DC out da placa transmissora TX até a porta DC in 24v da placa receptora RX. Um detalhe importante: o cabo de ligação de uma antena a outro vai junto ao equipamento e geralmente tem 1,60mt, verifique sempre a ordem dos fios de cada ponta, por exemplo, se o fio vermelho está na direita em uma ponta na outra ponta também o fio vermelho deverá obrigatoriamente estar na direita.

Este fio que liga uma na outra geralmente é passado entre o rejunte do piso ou fazendo um recorte no chão utilizando uma “makita” ou utilizar canaletas de piso para esconder a fiação, uma outra opção é ter uma fonte de energia para cada peça da antena mas isso irá aumentar o custo da antena pois essa fonte extra é vendida separadamente, além de ter que incluir uma tomada para a outra peça da antena também (mas lembrando que essa alternativa é somente para um par).

Para instalar a Antena Antifurto Trio

As antenas antifurto RF funcionam em pares de transmissão, para que seja instalado 3 ou mais antenas é necessário intercalar sendo uma Receptora; uma Transmissora; uma Receptora e assim por diante. Para que essa sequencia funcione uma antena transmissora deverá ser escolhida como Master e as outras como Slaver se tornando dependentes da Master, assim somente a Master será a transmissora não causando interferência no sistema. Geralmente a instalação de 3 antenas é feito com uma antena transmissora no centro e duas receptoras de cada lado. A antena antifurto já vem de fabrica configurada como Master, para alterar basta trocar o jumper de lugar como na imagem abaixo.

Para fazer a sincronização da tx master com a tx slaver deve se conectar o cabo (o mesmo que vem para a conexão de duas antenas antifurto). Cada antena TX tem duas portas Sync Out o que permite controlar mais duas antenas slaver – como na imagem – então o cabo sai da porta Sync out da master e é conectado na porta Sync out da Slaver. As conexões na fonte de energia e nas portas DC seguem o mesmo padrão do par de antenas antifurto.

Teste sempre a passagem das etiquetas antifurto antes de fixar as antenas antifurto no chão para ter certeza da distância entre elas.

Ainda ficou alguma dúvida? Confira nos videos abaixo:

Video 1 - Como instalar a Antena Antifurto RF

Video 2 - Visão geral de como montar as placas e conectar as Antenas Antifurto

Gostou da explicação? Confira aqui as antenas antifurto para sua loja, os melhores preços e condições de pagamento.

Entre em contato através de nosso chat online ou pelo Whatsapp.

Deixe seu comentário

Comentário

Nome

E-mail

Quanto é ?